Alimentação rica em vegetais pode evitar um terço dos canceres

Uma alimentação rica em vegetais e frutas – em vez do tradicional bife com batatas fritas – pode ser fundamental no combate ao câncer e chega a prevenir um em cada três casos da doença, segundo especialistas britânicos.

De acordo com os resultados da pesquisa conduzida pelo Grupo Inter-Parlamentar Britânico para o Câncer em colaboração com o Instituto de Investigação Alimentar, a alimentação é uma importante arma contra o câncer. Com intervenções na dieta alimentar, temos o potencial de prevenir cerca de um terço de todos os cânceres, afirmou Ian Gibson, que presidiu o grupo de pesquisadores.

Neste trabalho de pesquisa, os cientistas britânicos estudaram os mecanismos moleculares das células malignas, essenciais para o aparecimento e progressão do câncer, analisando depois o efeito dos alimentos nesses mesmos processos. Mas, apesar das potencialidades de uma dieta alimentar equilibrada e saudável, o câncer é uma doença que ainda intriga os cientistas. O câncer é uma doença que envolve diversos fatores. Como tal, não será apenas a ingestão de um determinado produto ou mesmo de uma combinação de produtos que levará ao aparecimento de um câncer ou à sua prevenção, explica Sérgio Dias, do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil. Todos os desequilíbrios ambientais -exposição ao Sol, fumo, dieta rica em gordura- causam danos nas células que se vão acumulando, disse.

O que intriga os cientistas é a capacidade de algumas pessoas recuperarem desses danos celulares, enquanto que outras, perante as mesmas condições ambientais, ficam doentes.

Fonte: Folha On-line / Agência Lusa / Informativo Stúdio Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top