Consumo diário de meio quilo de frutas previne câncer

Um estudo feito na Europa pelo Centro Alemão de Pesquisas sobre o Câncer, revelou em junho de 2004 em Heidelberg (sudoeste), que o consumo diário de meio quilo de frutas reduz o risco de desenvolver câncer de pulmão.

O estudo sobre a Relação entre as Mudanças de Hábitos de Vida, Alimentação e Doenças é feito desde 1992 com mais de 500 mil pessoas de vários países europeus. As pessoas estudadas foram divididas em cinco grupos, segundo seus hábitos no consumo de frutas e verduras. As que consumiam diariamente 500 gramas de frutas ou mais apresentaram um risco 40% menor de desenvolver câncer de pulmão em relação àquelas que ingeriam quantidades menores. Os mais afetados foram os fumantes, mesmo consumindo frutas, e as pessoas que vivem em regiões setentrionais, onde as frutas, por motivos climáticos, são menos consumidas. A equipe européia dirigida pelo professor Anthony B. Miller insistiu em avaliar os hábitos alimentares dos fumantes para evitar distorções no estudo, destacou o Centro Alemão de Pesquisas sobre o Câncer.

Segundo o diretor do Centro, Jakob Linseisen, até agora não se sabe que substâncias nutritivas das frutas e verduras têm efeito protetor contra o câncer. Mas supomos que têm um papel especial e importante à combinação de diferentes substâncias, como antioxidantes, inclusive as vitaminas C e E, e outras substâncias vegetais secundárias”, completou.

Fonte: AFP/Toda Fruta / Informativo Stúdio Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top