Apicultores pernambucanos do Araripe preparam-se para vender mel no exterior

style=mso-bidi-font-family: Arial>O Centro Vocacional Tecnológico da Apicultura (CVT) do município de Trindade vai incrementar a produção de mel, refletindo positivamente na economia de 10 municípios da região pernambucana do Araripe.

style=mso-bidi-font-family: Arial>Segundo a assessora de comunicação da secretaria de agricultura do estado de Pernambuco, Jaqueline Macedo, o investimento é uma financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), soma cerca de R$ 1 milhão e a previsão é de que o Centro, que deverá beneficiar mais de mil famílias, comece a funcionar em junho deste ano, conforme acordado em reunião realizada no último dia 18 de março. “Participaram do encontro, representantes da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Mapa, Sebrae, Prefeitura de Trindade, Câmara de Vereadores de Trindade e Fórum de Apicultura do Araripe”, relata Macedo, acrescentando que a parceria entre apicultores, cooperativas, associações e governos deve tornar o mel do Araripe competitivo quanto em relação à qualidade e preço, viabilizando a entrada do produto no exterior.

style=mso-bidi-font-family: Arial>O prédio, onde será instalado o CVT, informou Jaqueline, será equipado e reformado de acordo com as normas da Vigilância Sanitária do Mapa e CPRH, obra que está orçada em cerca de R$ 300 mil e depois da reforma, a Prefeitura de Trindade deverá, por meio de comodato,  repassar o prédio para a Cooperativa de Apicultores, que ficará encarregada de gerenciar o CVT, com apoio da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Sebrae, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Fórum de Apicultura do Araripe.

style=mso-bidi-font-family: Arial>Ela informou ainda que com a instalação do CVT, cursos e ensino de novas técnicas serão disponibilizados à população com o objetivo de incrementar a produção. A Região começou a ganhar destaque na produção de mel, há 15 anos e garante que atualmente, a região do Araripe produz 1.000 toneladas de mel por ano, evidenciando Trindade que produz, em média, 100 toneladas de mel de abelha deste total.

style=mso-bidi-font-family: Arial>Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top