Associação canavieira denuncia fechamento de mais uma usina sucroenergética em Pernambuco

O setor sucroenergético enfrenta mais um capítulo de crise vivida nos últimos anos. Outra unidade industrial deixará de funcionar no Estado. Agora é a vez da Usina Unaçúcar, localizada na cidade de Água Preta, na Zona da Mata Sul. Por safra, ela moía 350 mil toneladas de cana-de-açúcar.

A informação é do assessor de comunicação da AFCP, Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco , Robério Coutinho, explicando que as demissões já iniciaram no parque industrial e continuarão no campo onde cerca de 2 mil funcionários perderão o emprego e que mais de cinco usinas fecharam nos últimos cinco anos. “A Unaçúcar é a antiga usina Santa André, que tentava se manter operante através da iniciativa do empresário Ricardo Pessoa de Queiroz”, explica aquele assessor dizendo que o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, frisou que o fechamento sistêmico das usinas mostra que algo precisa ser feito urgentemente para evitar o colapso total do setor sucroenergético, tido pela liderança como um dos segmentos ainda mais relevantes para o Produto Interno do Estado.

Coutinho informou que o dirigente destaca que a situação de crise pode ser atenuada por meio de uma ação inédita do governo do Estado, que visa estimular a formação de cooperativas de produtores de cana para retomar o funcionamento das usinas fechadas, opinando que o governador Eduardo Campos está prestes a definir uma política pública onde os produtores assumirão a gestão das usinas Cruangi e Pumaty, fechadas em 2012.

Ainda, segundo Robério Coutinho, já estão sendo criadas duas cooperativas de canavieiros onde a cooperativa da Mata Norte ficará responsável pela usina Cruangi, em Timbaúba; a cooperativa da Mata Sul administrará a usina Pumaty, localizada em Palmares, cooperativas que estão sendo formadas por antigos fornecedores de cana dessas usinas, bem como por outros produtores que residem próximo a elas.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top