Barra de Santa Rosa poderá ter agência do BNB gerando suporte na economia da região

A cidade de Barra de Santa Rosa poderá ter uma agência do Banco do Nordeste do Brasil(BNB), fruto de discussão de uma sessão espacial organizada pela Câmara Municipal daquele município, através do mandato do presidente da casa, vereador Adriano Leite.

A sessão aconteceu no último dia 06 no Fórum daquela cidade e contou com prefeitos, vereadores e sindicalistas rurais de cidades diversas, agricultores, deputado federal, Luiz Couto(PT-PB), representantes do Incra-PB, do Ministério do MDA, Banco do Nordeste dentre outras organizações.

Stúdio Rural entrevistou o gerente do Banco do Nordeste agência campina Grande Aníbal Rodrigues dos Santos, que disse receber a proposta com orgulho já que a ação registra o reconhecimento da sociedade em torno do trabalho que o BNB vem realizando em toda a região, garantindo que aquela instituição financeira já investiu mais de R$ 20 milhões de reais nos últimos cinco anos naquela microrregião.

Para o delegado adjunto do MDA, Antônio Alves da Silva, fica claro após o conjunto das argumentações por parte dos oradores e documentário apresentado no evento de que a região comporta bem uma agência BNB, além disso fica evidente o potencial em razão do número de municípios adjacentes á Barra de Santa Rosa e o fato daquela região passar a ser território da cidadania.

O deputado federal Luiz Couto(PT-PB), disse que seu mandato está a serviço da região no sentido de criar as melhores condições que melhorem a qualidade de vida das famílias daqueles municípios do Curimataú e estará lutando junto as instituições da região para levar ações que impactem de forma positiva para toda a região. “Eu quero dizer que foi muito gratificante estar aqui, o trabalho em conjunto, prefeitura, câmara municipal, entidades que estão aqui, presidentes de ações, enfim todos nós estamos imbuídos de que só a união possível a gente trazer uma agência do BNB aqui para Barra de Santa e o representante do BNB que aqui esteve foi muito receptivo e com certeza colocando o perfil econômico, cultural e social do município e da região com certeza nós teremos esse banco funcionando aqui porque esse território da cidadania é muito importante. Aqui são 26 ministérios que vão ter atuação com mais 04 secretarias então significa 30 órgãos federais que estarão investindo recursos nessa região trazendo desenvolvimento e fazendo com que nós possamos ter uma vida mais digna”, afirma o parlamentar.

Já o prefeito daquela cidade, Evaldo Costa Gomes, disse ter sido muito significativo já que estiveram presentes setores de importância social, cultural e econômico de toda aquela região, consolidando o pleito para que a região seja dotada de uma agência que estará a serviço das famílias agricultoras dos municípios diversos. “Mesmo antes de território da cidadania, nós já temos na região quase duas mil famílias de trabalhadores rurais, todas essas vinculadas ao Banco do Nordeste, quer dizer: com a vinda do território e aplicação dos recursos dos ministérios com certeza esses números vão subir assustadoramente e cada município vai aumentar suas ações com o Banco do Nordeste seja em Pronaf, seja em qualquer ação que envolva a agricultura da nossa região”.

O presidente da Câmara Municipal daquela cidade, vereador Adriano Leite, autor da proposta, disse que o evento marcou o início da luta para que aquela região possa ter uma agência que representa o meio para o desenvolvimento daquela microrregião. “Nós estamos falando em 95 mil pessoas, nós estamos falando em 56 mil agricultores, nós estamos falando em dez municípios, nós estamos falando num público alvo da política do Banco do Nordeste que são os agricultores, é o fortalecimento dessas políticas instituídas pelo Governo Lula e que a gente se não acreditasse no nosso potencial não teria patrocinado um evento de tamanha grandeza”, explica Leite.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top