Barragem do Açude do Carpina receberá mais de um milhão de peixes

Cerca de 2 mil pescadores artesanais dos municípios de Limoeiro, Carpina, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro e Feira Nova que são banhados pelo Açude do Carpina, estão sendo beneficiados com o Programa de Peixamento da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara).

Segundo informações da assessora de comunicação da Secretaria de Agricultura de Pernambuco, Jaqueline Macedo, mais 150 mil alevinos – filhotes de peixe – foram colocados na última sexta-feira(16), no Açude representando sexta etapa da ação e que até fevereiro – período que termina o peixamento na localidade -, a Sara terá entregado 1,2 milhão de alevinos das espécies tambaqui, carpa prateada e curimatã pacu.

Ao contatar com Stúdio Rural Macedo informou que o chefe da Unidade de Pesca, da Sara, Roberto Maurício, disse que a sétima e última etapa do peixamento acontecerá no próximo mês e que serão mais 200 mil alevinos. “Ele acrescenta que depois de terminar a ação na Barragem do Carpina, à Secretaria já está planejando a continuidade do Programa em outros açudes públicos e comunitários do Estado”, relata Jaqueline, acrescentando que na opinião de Maurício para 2009, aquela secretaria já possui 750 mil alevinos, além de 1 milhão de filhotes de peixes que serão fornecidos pela Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) de Serra Talhada, durante este ano.

Macedo informou que além da exploração da pesca para consumo da própria comunidade e como atividade geradora de renda, Maurício, ressalta que as espécies de peixes doadas pelo Programa de Peixamento também cumprem um papel importante no equilíbrio ambiental nas barragens.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top