Barramento Base Zero é nova modalidade de trabalhar o solo em Assentamento rural de Barra de São Miguel

SR211018aTrabalhar na pecuária e agricultura familiar tirando o sustento da família, diminuindo os desgastes do solo, passa a ser uma ação desenvolvida pelos agricultores e agricultoras do Assentamento Novo Campo, no município de Barra de São Miguel, Cariri Oriental paraibano.

Trata-se do Barramento Base Zero que consiste em fazer paredes de pedras ao longo de córregos e riachos como forma de barrar a velocidade das águas e reter o solo arrastado das partes altas fazendo com que o recurso hídrico fique mais tempo nesses pequenos baldes de pedras e seja absorvido pelo solo. A experiência faz parte de ação integrada entre entidades locais assessoradas pelo IDS.

Participando do Programa Domingo Rural e Programa Esperança no Campo, o agricultor José Mário da Silva explica a importância do trabalho desenvolvido como referência que poderá ser ampliada junto as famílias agricultoras do assentamento, do município e da região a partir do compartilhamento dos conhecimentos em encontros e intercâmbios dentre outros. “A gente vai para a propriedade de um, promove uma feijoada e assim sucessivamente vamos fazendo nos lotes de todo mundo, vamos fazendo esses benefícios com o Base Zero porque você vai retendo solo e água e todo mundo fica muito empolgado, todo mundo batalhando e todo mundo vai fazendo porque a gente passou por um período de estiagem muito grande que a gente não quer passar mais”, explica Zé Mário.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Faça um comentário

Todos os campos obrigatórios são marcados como (requerida). Seu Endereço de e-mail não será publicado

Voltar para o topo