BNB cria superintendência específica para agricultura familiar

O Banco do Nordeste é o primeiro banco público a criar uma superintendência específica para gerenciar operações com a agricultura familiar.

Segundo a assessora de comunicação da instituição na Paraíba, Lílian Lopes Pedreira, a nova superintendência de Agricultura Familiar e Programas de Crédito Fundiário foi recentemente aprovada pela Diretoria do BNB, com o objetivo principal de possibilitar um gerenciamento mais centralizado e especializado do Pronaf, Agroamigo e de outros programas de crédito fundiário. “Segundo o novo superintendente, Luís Sérgio Farias Machado, a agricultura familiar tem importância estratégica para o País, sendo prioridade do Governo Federal, e tendo papel fundamental na geração de renda e ocupação de mão-de-obra no meio rural da Região Nordeste”, justifica Lílian ao contatar com Stúdio Rural.

Para Sério Luiz, informou Lílian, a criação da nova superintendência justifica-se pelo aumento expressivo das carteiras do Pronaf e do Agroamigo, que passam a necessitar de um gerenciamento mais centralizado, e pela representatividade da agricultura familiar na economia brasileira e, sobretudo, nordestina.

Lílian informou que o programa de microcrédito rural, Agroamigo, também passa por notório crescimento. “Atuando em 834 municípios, o Programa tem carteira acumulada de contratação da ordem de R$ 428,3 milhões e 349.879 financiamentos, na posição novembro de 2007”, justifica.

Lopes informou ainda que para atingir a meta de R$ 1,3 bilhão de aplicação do Pronaf em 2008, a nova área terá como principal desafio trabalhar na qualificação dos financiamentos u que, pensando nisto, a superintendência já tem programadas diversas ações de melhoria na operacionalização do Pronaf.
Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top