Canavieiros paraibanos poderão ter queda na produção de cana-de-açúcar de até 20%

O processo de moagem da safra 2010/2011 já está em pleno andamento nas nove usinas da Paraíba e a expectativa dos fornecedores de cana independentes, que respondem por cerca de 35% do volume total de matéria-prima produzida no Estado, é que haja uma redução ou quebra de safra de 15% a 20%, em relação a safra 2009/2010.

style=FONT-FAMILY: 10pt FONT-SIZE: ?Arial?,?sans-serif?;>A informação é da assessoria de comunicação da Asplan, Plantadores de Cana da Paraíba, dando contas que os dados são da entidade ao relacionar a queda de produtividade de seus associados ao período de redução de chuvas na Paraíba, que ficou abaixo da média, nos meses de abril a junho. “Segundo o presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira, essa situação já era esperada e, também por isso, a associação lutou incessantemente pelo pagamento da subvenção concedida pelo Governo Federal, em socorro aos produtores prejudicados com essa estimativa de redução na produção. Essa estimativa de queda não inclui a cana própria de usina que corresponde a 65% do total de matéria-prima produzida na Paraíba”, explica News ao contatar com a equipe Stúdio Rural.

style=FONT-FAMILY: 10pt FONT-SIZE: ?Arial?,?sans-serif?;>News informou que o dirigente da Asplan lembra que os fenômenos climáticos castigaram a região Nordeste este ano, prejudicando o setor canavieiro a exemplo da produção de cana do Norte de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte que tiveram queda em função da redução das chuvas entre maio e junho.

style=FONT-FAMILY: 10pt FONT-SIZE: ?Arial?,?sans-serif?;>News lembrou que a cana dos fornecedores da Asplan que se classificam em grandes produtores (acima de 10.000 toneladas), médios (de 5.000 a 10.000 toneladas), pequenos (de 1.000 a 5.000 toneladas) e micros (até 1.000 toneladas) é processada nas nove unidades sucroalcooleiras da Paraíba, sendo que uma trabalha apenas com a fabricação de açúcar (Agroval), duas fabricam álcool e açúcar (São João e Monte Alegre) e seis produzem apenas álcool (Tabu, Giasa, Japungu, Miriri, Una e Pemel). Além dessas nove unidades industriais, os associados ainda moem sua produção em outras duas usinas, sendo uma no Rio Grande do Norte (Baia Formosa) e outra em Pernambuco (Olho D’água). O processo de moagem da cana-de-açúcar produzida na Paraíba começou em agosto e deve terminar em fevereiro de 2011.

style=FONT-FAMILY: 10pt FONT-SIZE: ?Arial?,?sans-serif?;>Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top