Cariri Oriental já recebe 50 toneladas da semente do governo federal

Na tarde desta sexta-feira(30/01) o Cariri Oriental foi contemplado com parte da semente(76 toneladas) a ser distribuída com a agricultura familiar nesta safra 2009 participante do Programa Garantia Safra do governo federal. Um pouco mais de 50 toneladas de milho e feijão foram descarregadas(foto) e armazenadas no CEFAR, Centro de Formação Artística da cidade de Boqueirão, material recebido pela Comissão de Sementes do Fórum do Cariri Oriental.

Stúdio Rural compareceu ao local constatando o montante de material entregue a comissão responsável pelo gerenciamento do processo e certificou-se da quantidade referente ao Milho Catingueiro com 3.665 sacas de 10 quilos num quantitativo de 33.650 quilos e de Feijão Vigna BRS Guariba com 3.365 sacas de 05 quilos correspondendo a 16.825 quilos que serão entregues aos agricultores das cidades de Alcantil, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité, Caraúbas e Queimadas(Território da Borborema).

Para o articulador do Território do Cariri Oriental, Carlos José Duarte Pereira, tudo foi possível graças a capacidade de articulação da comissão da semente, escolhida em reunião realizada na cidade de Soledade, que se empenhou junto aos prefeitos e prefeitas da regional num processo de convencimento da importância do Programa Nacional de Sementes do Governo Federal para o desenvolvimento de cada município caririzeiro. “Foi feito uma primeira reunião em Soledade com entidades da sociedade civil e os governos, daí foi criado a comissão dentro do território e então a gente passou a negociar com todo mundo junto, prefeito, sociedade civil, e aí a gente chamava a atenção e graças a Deus os prefeitos foram sensíveis e disseram, ‘nós vamos bancar o transporte e trazer até aqui”, então a gente a partir daí fizemos também reuniões dentro dos municípios que nos chamaram para explicar mais um pouco sobre essa questão da distribuição da semente e na última reunião que tivemos em Barra de São Miguel tiramos todos os encaminhamentos para que hoje tivesse ocorrendo o que está ocorrendo aqui que é a chegada das sementes em nosso território”, argumenta Duarte Pereira.

Para o vicepresidente da Fetag, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra de Santana, Paulo Medeiros, a eficiência do trabalho é fruto de um trabalho desenvolvido pelos componentes do território que escolheram uma comissão comprometida em fazer toda uma articulação junto a cada executivo municipal e, desta forma, a semente que se esperava chegar fora do período do inverno estará a disposição das famílias de agricultores nas cidades daquela microrregião. “Graças a Deus nós estamos recebendo essa semente hoje depois de muita luta, muita discussão, muitos contratempos, mas depois de muita luta nossa que também não baixamos a cabeça para os problemas e a semente chegou e agora é só marcar o dia e fazer a distribuição com os agricultores de nossos municípios que as chuvas já estão caindo”, argumenta Paulo do sindicato.

Outro entrevistado, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boqueirão e componente da comissão da semente do Território do Cariri Oriental, Antônio Venâncio, disse ter sido uma operação que superou as expectativas e disse está satisfeito com o trabalho feito e com o processo de compreensão por parte dos gestores municipais que foram sensíveis ao pleito das organizações daquele território. Ele aproveitou para lembrar sobre a importância dos componentes territoriais continuarem a discussão em torno de um programa mais eficiente de produção de sementes que seja discutida com os seguimentos diversos da agricultura familiar do território.

O articulador daquele território, Carlos José, aproveitou para falar sobre uma reunião da comissão da semente que acontecerá em Cabaceiras em caráter extraordinário para tratar sobre o programa de sementes a exemplo do calendário de distribuição e discutir sobre o CEDRS e sobre um curso de especialização em desenvolvimento rural sustentável. O encontro acontecerá na próxima terça-feira 03 de fevereiro, no Centro Social Lieta Farias, em Cabaceiras, com início previsto para as 09 horas da manhã.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top