Projeto leva 12 mil mudas de árvores para assentamentos da reforma agrária na PB

O projeto de reflorestamento “Preservar e Produzir” – desenvolvido numa parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-PB) e Pastoral dos Migrantes – conseguiu plantar em 2008, 12 mil mudas de árvores nativas em quatro assentamentos da reforma agrária na Paraíba o equivalente a dez campos de futebol.

Segundo a assessora de comunicação do Incra -PB, Kaliandra Vaz, os assentamentos beneficiados pelo projeto são Nova Vida, Apasa e Teixeirinha, em Pitimbu, e Capim de Cheiro em Caaporã, todos situados na Zona da Mata Sul paraibana. “Entre as mudas plantadas estão sabiá, jatobá, ipê roxo,ipê amarelo, maçaranduba,urucum,além de plantas frutíferas a exemplo de cajá,cajarana e graviola”, afirma Vaz, acrescentando que os recursos do projeto são do Ministério do Meio Ambiente e foram captados através de projeto desenvolvido pela Pastoral dos Migrantes.

Ela informou que para 2009, a meta é plantar mais 50 mil mudas de árvores nativas e que segundo o superintendente regional do Incra, Frei Anastácio, além de reflorestar o projeto tem uma ação voltada para a educação ambiental, com palestras nas escolas situadas nos assentamentos.

Aquela assessora informou ainda que os viveiros de produção de mudas são desenvolvidos dentro dos assentamentos, com assistência integral do engenheiro agrônomo, José Carlos Gomes, da Pastoral dos Migrantes. “As famílias estão acompanham todo processo, com objetivo de prosseguir com a experiência quando o projeto chegar ao fim”, relata a jornalista, acrescentando que a duração do projeto “Preservar e Produzir” é de dois anos e meio e que os investimentos do Ministério do Meio Ambiente são na ordem de R$ 250 mil.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top