Comissão das sementes define estratégia para programa no Cariri Ocidental

Componentes da comissão das sementes do Fórum do Cariri Ocidental estiveram reunidos na manhã da última terça-feira(27) na cidade de Monteiro para trabalhar as estratégias em torno do Programa Nacional de Sementes do governo federal aqui na Paraíba que vai desde a data final para a arrecadação dos recursos junto aos prefeitas e prefeitas para o transporte da semente, data do envio dos veículos para a cidade de Petrolina-PE onde está armazenada a variedade do Milho Catingueiro e Feijão Vigna BRS Guariba que será distribuída para as famílias de agricultoras componentes do Programa Garantia Safra nas cidades daquele território.

A reunião(foto) aconteceu na sede do Dom Helder Camara, em Monteiro, e contou com a participação da equipe Stúdio Rural que entrevistou o coordenador da Emater da cidade de Serra Branca, Antônio Alberto e a articuladora daquele território, Maria José Jovem.

Ao dialogar com a equipe Stúdio Rural, o representante da Emater naquela comissão, Antônio Alberto, explicou que a reunião teve o papel de traçar o calendário das ações que serão realizadas por ocasião da distribuição das sementes que vai desde a ida à Petrolina-PE na busca do produto até o rateio para cada município contemplado, prática que pelo avançado do tempo requer muita agilidade para que atenda aos agricultores dentro do tempo que antecede o período das chuvas na região. Ele disse que as chuvas já começaram e em alguns municípios da região já tem agricultores plantando com sementes de qualidade duvidosa o que poderá comprometer a qualidade da produção e da produtividade naquela região. “Por isso é que a comissão está reunida, a semente já está disponível em Petrolina pra que ao sairmos daqui, todos os secretários dos municípios que compõem o Cariri que somos em 17 para podermos ter o prazo até o dia 06/02 para ir buscar as sementes, aliás, os prefeitos creditarem o valor correspondente a sua parte que é de acordo com a tonelagem de cada município, irmos buscar em Petrolina, trazermos para Monteiro e em Monteiro entregarmos no dia 06”, explica Alberto.

Já a articuladora daquela unidade territorial, Maria José Jovem, informou que a reunião foi de planejamento e ficou acertado que todos os gestores de cada município deveriam entregar o dinheiro referente ao transporte da semente até o dia 30 de janeiro com tolerância até o dia 02 de fevereiro; no dia 03 os veículos responsáveis pelo transporte da semente se deslocarão para a cidade de Petrolina e no dia 06 de fevereiro será feito a entrega do produto para as representações de cada município. “Desde o primeiro momento as prefeituras já sabiam que iam custear esse frete, então não foi problema nenhum fazer essa articulação. A gente vai dar o prazo porque a gente estava buscando uma parceria pra ver se conseguia esse frete com parceiros aí, mas como não foi possível e os municípios já estavam cientes, inclusive a maioria deles já estava com o dinheiro em mãos já dizendo assim: nós podemos levar hoje pro dia da reunião o dinheiro? E eu dizia, não, a gente vai dar um prazo que é pra depositar esse dinheiro e essa semente está aqui no prazo determinado”, argumenta Jovem ao falar sobre o desenrolar das negociações com as prefeituras locais em torno da contrapartida nos fretes.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top