Caturité sedia encontro do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Cariri Oriental

A cidade de Caturité foi sede de mais uma reunião do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território do Cariri Oriental, composto pelas cidade de Caturité, Boqueirão, São Domingos do Cariri, Cabaceiras, São João do Cariri, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Riacho de Santo Antônio, Alcantil, Boa Vista, Gurjão, Santo André, Soledade e Caraúbas.

O evento aconteceu na última quarta-feira(23) tendo como local o Colégio Antonio Trovão de Melo e contou com a presença de prefeitos, sindicalistas, Embrapa Transferência de Tecnologias, Emater, secretários municipais de agricultura CONTAG-PB dentre outros e objetivou discutir o Projeto em recursos hídricos que será financiado pelo MDA, Ministério do Desenvolvimento Agrário, contemplando uma perfuratriz que beneficiará os diversos municípios das cidades envolvidas.

Domingo Rural deste domingo(27) conversou com o prefeito da cidade de Amparo, João Luiz de Lacerda(Dr. João); com o vice-prefeito da cidade de Soledade, José Bento; presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Caturité, José Faustino; prefeito de Alcantil, Milton Rodrigues; presidente do STR de Barra de Santana, Paulo Medeiros Barreto e o prefeito da cidade de Caraubas, José Gomes Ferreira, Josete.

Para o prefeito da cidade de Amparo, João Luiz de Lacerda(Dr. João), o Fórum assume importante papel em pensar a região como um todo e, neste aspecto deve ser melhor visto por todos os gestores de todos os municípios envolvidos. Mesmo sendo do Cariri Ocidental, Lacerda compareceu a reunião da parte Oriental por querer compartilhar as informações e ações desenvolvidas pelas cidades daquela microrregião do Estado.

Na opinião do presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Caturité, José Faustino Neto, a saída para o desenvolvimento da região está relacionada ao fato de está todos os municípios congregados por uma causa e conquistas coletivas.

Entrevistado pela equipe Domingo Rural, o prefeito da cidade de Caraúbas, José Gomes Ferreira(Josete), disse está satisfeito e aproveitou para lamentar haver perdido algumas reuniões inicias e que a partir de então estará presente com sua secretaria de agricultura e desenvolvimento rural, dando plenos poderes nas decisões e contrapartidas de seu município.

Já para o vice-prefeito da cidade de Soledade, o município está completamente envolvido com a construção e engrandecimento do Fórum, disposto a construir as ações em parcerias com os setores de governo, dando as contrapartidas por parte daquele município para que as ações estruturadoras sejam implementadas para o desenvolvimento econômico e cultural do município. Ele acredita ser ações didáticas e educativas, compartilhando informações e resultados com os moradores do município e de outros municípios através dos intercâmbios de famílias de agricultores que terão um papel de multiplicadores de experiências.

Milton Rodrigues, é prefeito da cidade de Alcantil, participou do encontro, foi entrevistado do Domingo Rural e falou sobre os ganhos do município em compartilhar ações em políticas públicas de forma sustentável, acreditando que todos os prefeitos devem se envolver mais no processo de construção das políticas voltadas ao bloco de municípios do Cariri.

Outro entrevistado, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Barra de Santana e representante da FETAG-PB, Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado da Paraíba, Paulo Medeiros, disse que as entidades de agricultores estão se fortalecendo e buscando mais autonomia no uso dos recursos públicos a serem empreendidos nos municípios do Estado da Paraíba, evitando as formas de aplicação de recursos que contemplem grupos e não os interesses da comunidade como um todo. Medeiros aproveitou para falar sobre a preocupação das entidades do Cariri Oriental que temem a chegada da Cochonilha do Carmim, que poderá ser responsável pela quebra da produtiva e produtividade na cadeia da pecuária regional. Paulo aproveitou para pedir providências e assegurar que as entidades de agricultores através da FETAG estarão promovendo discussões e debates provocando os setores públicos responsáveis pelas providências e buscando encontrar alternativas para a convivência com a praga.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top