Chefe de comunicação e negócios da Embrapa Algodão discute em Brasília políticas de recursos genéticos

A chefe da área de comunicação e negócios da Embrapa Algodão Campina Grande, Nair Helena Castro Arriel(foto), está participando, em Brasília, do Workshop de Curadores de Germoplasma da Embrapa 2009, evento que está acontecendo no Hotel St. Paul, capital federal, no período de 25 a 28 deste mês e que tem como participantes pesquisadores ou analistas de nível superior designados pela Embrapa para se responsabilizarem por todas as informações referentes a produtos vegetais, animais e de microrganismos ou grupos de produtos de importância socioeconômica para o país.

Ao contatar com Stúdio Rural direto de Brasília, aquela pesquisadora explicou que na abertura do workshop foi ressaltada a importância do recurso genético como patrimônio do nosso país, como efetuar novas parcerias para integrar as pesquisas em recursos genéticos, assim como todas as ações de supervisão e auxílio ás curadorias de germoplasma. “Foi discutida a política de recursos genéticos e a nova deliberação da Embrapa”, ressalta Nair ao contatar com nossa equipe produtora e apresentadora do Programa Esperança no Campo e Domingo Rural em Rede.

Outra informação repassada pela pesquisadora é que posteriormente foi feito apresentação pela também pesquisadora daquela da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento(P&D) do CENARGEN, Dra Taciana sobre a nova dinâmica do sistema de curadorias, isto é um novo sistema será implantado, provavelmente até o final do ano para ser implantada em todas as unidades descentralizadas e de forma on line. “Um curador de germoplasma é aquele especialista responsável principalmente em promover o enriquecimento da diversidade genética, caracterizar a diversidade disponível, conservar, regenerar e multiplicar essa diversidade para uso á curto e ou longo prazo”, explica a pesquisadora da Embrapa Algodão.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top