Embrapa Pecuária Sul apresenta tecnologias na Expointer 2009

A partir deste sábado (29), a Embrapa Pecuária Sul, apresenta na 32ª Expointer, em Esteio (RS), quatro de suas tecnologias desenvolvidas em Bagé e nos campos sul-brasileiros.

Segundo o assessor de comunicação daquela unidade, Breno Lobato, um dos destaques é a máquina Campo Limpo(foto), que foi patenteada e licenciada para produção e comercialização pela Grazmec, empresa localizada em Não-me-toque (RS). “A Campo Limpo realiza a aplicação seletiva de herbicida em pastagens naturais e cultivadas”, relata aquele assessor acrescentando que os testes com protótipos comprovaram grande eficiência no controle de plantas invasoras como o capim-anoni além de promover o uso mais racional do herbicida, que é aplicado somente nas espécies invasoras, a aplicação seletiva, ao contrário do processo de pulverização, evita a contaminação do meio ambiente, pois não há a deriva do produto tóxico no ar.

Breno informou que também serão apresentadas espécies de forrageiras de clima temperado: aveia preta, aveia branca forrageira, azevém anual, trevo branco, trevo vermelho, trevo vesiculoso, cornichão, ervilhaca, alfafa e milheto, além do capim sudão. “Uma parceria de pesquisa entre a Embrapa Pecuária Sul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Associação Sul-brasileira de Fomento à Pesquisa de Forrageiras (Sulpasto) pretende disponibilizar para o mercado, até 2011, sementes certificadas de 11 cultivares. A certificação e registro das sementes se tornou obrigatória com a Nova Lei de Sementes (Lei 10.711/03)”, complementa, acrescentando que outras tecnologias estarão em evidência naquele evento.

A Expointer 2009 acontece no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro. Um dos maiores do mundo no gênero, o evento vai reunir as últimas novidades em tecnologia agropecuária e agroindustrial.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top