Coletivo oferece capacitação sobre tratoritos e implementos no Cariri Oriental

Famílias agricultoras de municípios do Cariri Oriental paraibano participaram de uma oficina sobre como trabalhar com o uso de microtratores (tratoritos) e implementos agrícolas destinados ao processo de plantio, conservação e armazenamento de forragens.

A capacitação foi uma promoção do Coletivo Casaco Cariri e Apocca, Associação dos Produtores de Ovinos e caprinos do Cariri com apoio do Procase, aconteceu na última sexta-feira(14) no sítio Bento, zona rural de Boqueirão, numa unidade produtiva para referência com o plantio de leguminosas que está sendo preparada para essa safra 2020 e contou com agricultores interessados em manusear os novos equipamentos adquiridos através de um projeto junto ao governo do estado. “A gente adquiriu um tratorito desses através de um projeto do Procase, então aqui a gente já vem fazendo algumas atividades com ele e eu peguei o macete de trabalhar com ele, Célia do Casaco também adquiriu um pelo Procase e me pediu pra dar uma ajuda, então fui lá, reunimos os agricultores e passamos o macete pra eles”, explica o instrutor e presidente da Associação dos Produtores de Ovinos e Caprinos do Cariri, Hemetério Duarte da Costa, Teteto, ao dialogar com Stúdio Rural.

A coordenadora do Casaco Cariri, Maria Célia de Araújo, explicou que as entidades parceiras na região vêm fazendo um trabalho no processo de agregação de conhecimento das famílias agricultoras e estruturação de suas unidades rurais com tecnologias apropriadas ao semiárido numa ação continuada e em sintonia com o conjunto das entidades da ASA Paraíba. “A gente está trabalhando muito forte na questão do melhoramento da fertilidade dos solos, e a utilização do trator comum de grande porte tende a ampliar as erosões em nossos solos que são rasos e já têm problemas com fertilidade, então o trator comum tende a acelerar o processo de desertificação”, explica justificando os motivos das buscas constantes pelas tecnologias apropriadas ao a região. “Então o tratorito é uma forma de melhorar a qualidade de vida dos agricultores sem causar uma agressão forte ao solo”, reforça aquela liderança ao dialogar com nosso público ouvinte Esperança no Campo e Domingo Rural.     Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Faça um comentário

Todos os campos obrigatórios são marcados como (requerida). Seu Endereço de e-mail não será publicado

Voltar para o topo