Começa distribuição de sementes para famílias de agricultores do Território do Cariri paraibano

Representações das Comissões de cada município beneficiados com as sementes de milho e feijão do governo federal já começaram a retirada no armazém da Conab, em Campina Grande, sementes que destinam-se aos agricultores familiares inscritos no Garantia Safra 2006-2007 do MDA e que são beneficiados com a distribuição de Sementes no Território do Cariri.

Segundo a assessora de comunicação da delegacia do MDA na Paraíba, Gicarla Santos, na Paraíba serão distribuídas 117. 660 Kg de milho e 44. 450 kg de feijão para 11. 766 famílias pertencentes aos 28 municípios do território do Cariri, acrescentando que as distribuições nos municípios serão acompanhadas pela Comissão Territorial e pelas Comissões Municipais de Sementes formadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), associações rurais, prefeituras, EMATER e sindicatos dos trabalhadores rurais (STRs).

Gicarla lembrou que os municípios que serão beneficiados serão: Alcantil, Amparo, Assunção, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Camalaú, Caraúbas, Caturité, Congo, Coxixola, Gurjão, Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, Riacho de Santo Antônio, Santo André, São João do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Soledade, Sumé, Taperoá e Zabelê.

A jornalista informou ainda que o Programa Nacional de Sementes é uma iniciativa do MDA para fortalecer as experiências de manejo sustentável da agrobiodiversidade desenvolvidas pelas famílias agricultoras do semi-árido, inclusive as paraibanas, acrescentando que na opinião do delegado do MDA, Marenilson Batista da Silva, as sementes chegam no momento certo, no início das chuvas no Cariri paraibano, contribuindo para melhoria de vida dos agricultores locais, e fortalecendo os bancos de sementes do território do Cariri. “Esta ação é uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (DFDA-PB), Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA), através do Programa Garantia Safra e do Fórum de Desenvolvimento do Cariri”, finaliza Santos.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top