Comissão das sementes promove reunião em galpão da Conab em coleta para pesquisa de laboratório

Representações de entidades componentes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável(CEDRUS), no Estado da Paraíba, se reuniram na manhã do último sábado, 20 de março, no galpão da Conab, localizado no município de Esperança, Agreste paraibano.

O objetivo foi fazer coleta de sementes de milho compradas pelo Governo do Estado para o processo de distribuição junto a agricultura familiar do estado neste ano safra 2021 anunciada como sementes crioulas, ou sementes do agricultor.  

Conforme o assessor da Fetag-PB, Ivanildo Pereira Dantas, o volume coletado será encaminhado para um laboratório localizado em São Paulo objetivando a comprovação da qualidade do produto no tocante ao ser ou não crioula conforme a publicização do governo paraibano.

Pereira explicou que a comissão é formada por representação da Sedap, Empaer, Defesa Agropecuária, diretor CEDRUS, AS-PTA, representante da empresa vendedora das sementes, e coordenador da Câmara Técnica de ATER do CEDRUS. “Inicialmente foi realizado uma reunião dentro do Galpão, onde todos os parceiros e representantes institucionais fizeram suas falas, questionamentos e encaminhamentos. Em seguida foram colhidas as amostras das sementes, numa dinâmica participativa. Finalmente todos se direcionaram ao escritório onde foi feito, com a presença da comissão, as embalagens das amostras, os lacres com as assinaturas dos participantes da comissão”, explica aquela liderança ao dialogar com Stúdio Rural acrescentando que a finalização acontece com o envio das amostras pelos secretários da SEDAP e SEAFDS, Secretaria da Agricultura Familiar, respectivamente.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top