Conab vai comprar 50 mil toneladas de milho em leilão na próxima sexta-feira(06)

A Conab vai realizar, na próxima sexta-feira (6), leilão para compra de 50 mil toneladas de milho não transgênico que será destinado aos armazéns da estatal nos estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, compra que representa a primeira operação do ano para assegurar o abastecimento das regiões Norte, Nordeste, dos estados de Santa Catarina, Espírito Santo e norte de Minas Gerais.

A informação foi repassada pela assessoria da companhia, explicando que os participantes têm até o dia 26 de junho para entregar o produto em três unidades da estatal, sendo 30 mil toneladas em Ponta Grossa/PR, 10 mil em Rio Verde/GO e outras 10 mil toneladas em Uberaba/MG. “Segundo o presidente da Companhia, Wagner Rossi, dependendo do comportamento do mercado nas próximas semanas, outras negociações poderão ser feitas até atingir 300 mil toneladas”, justifica a assessoria, acrescentando que para Wagner Rossi, essa compra é um primeiro passo na mudança da política governamental de estoques e que a formulação de estoques mínimos ou estoque zero será gradativamente substituída por ações estratégicas, que garantam a existência de estoques públicos, ainda que de pequena monta, e renováveis anualmente nos produtos básicos para a alimentação.

Aquela assessoria informou ainda que as localidades para onde o milho será escoado têm consumo maior que a produção e contam com os estoques públicos para suprirem a demanda interna, citando como exemplo a região Nordeste que consome 5,9 milhões de toneladas do produto e cultiva aproximadamente 4,2 milhões de toneladas, segundo o último levantamento da safra. “Os avicultores, bovinocultores e suinocultores do Norte do país utilizam cerca de 2,2 milhões toneladas para uma produção de 1,3 milhão tonelada”, finaliza.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top