Cooperados em parceria com prefeituras recuperam estradas rurais em municípios do Cariri Oriental

Recuperação de estradas da zona rural dos municípios de Caturité e Boqueirão para facilitar o trânsito de veículos enquanto importante suporte para o desenvolvimento daqueles municípios é o que está sendo desenvolvido através de um projeto trabalhado pela Cooperativa Agropecuária do Cariri(Coapecal) em parceria com a prefeitura municipal de Caturité e Boqueirão dentre outras parceiras que preocupadas com o sofrimento registrado todos os anos no meio rural para a circulação dos carros dos estudantes, ambulâncias destinadas a assistência a saúde e todo o processo de circulação da produção rural local fizeram tomar uma atitude inovadora e recuperar estradas de significado trânsito local.

Na última quinta-feira(03/03) a equipe do Programa Domingo Rural e Universo Rural esteve naqueles municípios para conhecer de perto a prática associativa desenvolvida entre os produtores através da cooperativa e as entidades locais na busca de ofertar melhor qualidade de vida para as famílias produtoras daqueles municípios, dialogando com agricultores, lideranças locais e representações das entidades envolvidas no empreendimento social e evidenciando no Programa Domingo Rural deste domingo(06/03) e no Programa Universo Rural da última sexta-feira(04/03) através da Rádio Bonsucesso de Pombal AM 1190 kHz.

A agricultora Maria Angélica de Albuquerque, Lica, trabalha e reside na comunidade Serra do Monte, Município de Boqueirão e, ao dialogar com a equipe Stúdio Rural, disse tratar-se de um decisivo projeto que vem beneficiar todos os segmentos de todas aquelas comunidades já que são estradas em que circulam estudantes e a sociedade em geral, pessoas doentes através de ambulâncias, produtos do mercado campinense e mercados locais a exemplo de rações e medicamentos e circulação das mercadorias produzidas pela agricultura e pecuária local a exemplo de leite e queijos dentre outros produtos que tornam-se perecíveis em épocas de chuva. “Já chegou tempo que meus irmãos ficaram com os queijos estragados porque não passava para a via urbana, tudo era destruído nessas estradas com muita lama, muito atoleiro”, explica a agricultora dizendo que o trabalho desenvolvido na parceria cria condições apropriadas para o desenvolvimento social e econômica da atividade camponesa.

Stúdio Rural procurou o prefeito do município Caturité, José Gervásio da Silva, José João, para falar sobre a iniciativa parceira e sobre os benefícios representados na vida de todos e todas que fazem aqueles municípios. “A gente aqui, graças á Deus somos parceiros com a Cariri junto com Totonho, Marcelino e doutor Dimas e todos que fazem a administração da Cariri e Marcelino me convidou e convidou o prefeito Carlos José também e nós fizemos a parceria que graças á Deus já estamos quase concluindo a parte Campina Grande, Catirité e Boqueirão”, comemora o prefeito dizendo que o município tem privilégio de ter a empresa em seu interior com oferta de 250 empregos dentro do município e forte contribuição em impostos dentre outros. “Hoje nós temos quatro caminhões-pipas rodando no município de Caturité e você sabe que sem estrada a dificuldade é grande e só tenho o que agradecer”, explica o prefeito.

Stúdio Rural se deslocou até a comunidade rural Campo de Emas, em Caturité, e conversou com o agricultor e motorista do ônibus que transporta os estudantes daquele município, Manoel Bezerra da Silva, que falou sobre o significado das ações desenvolvidas pelas parceiras. “Essa parceria foi bom demais porque essa parceria está beneficiando a quem? As comunidades e as outras pessoas também que vem de fora porque isso é uma estrada que tem muito movimento, não só das comunidades como também gente que vem de Campina Grande, vem de João Pessoa visitar os parentes aqui e muitas vezes eu tinha que deixar o carro lá na pista, eu mesmo fui buscar um pessoal numa carroça de burro porque não tinha como vir pra cá”, revela o agricultor acrescentando que no período de invernos os estudantes saiam para a escola e nem sempre tinham condições de voltar, pessoas das comunidades que, quando doentes, tinham que esperar que a lama diminuísse para poder ter acesso aos serviços de saúde dentre outros. “Pra ambulância agora está um ouro, agora vem buscar um doente aqui e sabe que vem e volta”.

Antônio de Souza Duarte, Totonho, é diretor comercial da Coapecal e, ao conversar com nossa equipe, falou que a iniciativa partiu da necessidade enfrentada pela sociedade camponesa e pelo desfalque registrado na economia da região e explicou que o projeto inicial atende a cerca de 50% das comunidades dos municípios numa demanda de aproximadamente R$ 50 mil reais divididos entre aquela cooperativa com cerca de R$ 20 mil reais, prefeitura de Caturité, Boqueirão, deputado Doda de Tião, Vereador Baro de Boqueirão dentre outras componentes de um projeto que recupera cerca de 35 quilômetros de estradas com a aquisição de aproximadamente 500 caminhões de terra piçarro transportada de propriedades locais(foto). “Vale a pena rapaz porque a cooperativa é diferente de uma empresa totalmente privada, apesar de ser uma empresa privada, mas ela tem o lado social e a gente prima muito também por isso aí. A gente quer ver o lucro na empresa, mas quer ver também o lucro do produtor, é esse lado aí que a gente trabalha, desde o início que a gente tem trabalhado isso”, explica aquele diretor cooperado, deixando um recado de que a união rompe significativas barreiras. “O recado é que a gente deve se unir e a frase mais correta que eu acho que existe é essa que muita gente as vezes fala mas não realiza que é ‘a união faz a força’ e eu acredito e é por que a gente criou a cooperativa acreditando nisso e, no nosso caso, isso aí está surtindo efeito, isso aí na realidade está existindo”.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top