Culinária à base de caprinos e ovinos promete movimentar Expocapri Salgueiro

A II Expocapri Salgueiro, que acontece de 30 de julho a 03 de agosto, vai apresentar um curso de culinária destinado aos donos de restaurantes, proprietários de hotéis e merendeiras, atividade que será ministrada nos dias 31/07, 01 e 02/08, tem como principal objetivo valorizar e incentivar o segmento da caprinovinocultura na região.

Segundo a assessora do evento, Jucianna Kelly Terto, o curso será realizado na cozinha do Parque de Exposição de Animais de Salgueiro, local onde acontecerá o evento, para 30 pessoas e deverá dar o passo inicial para a realização do 1° Circuito Gastronômico de Salgueiro, a ser realizado no município ainda este ano. “O curso de culinária terá uma parte teórica, quando serão abordados temas como: higiene corporal, higiene do ambiente, cortes especiais de carnes e preparação de alimentos. Já na parte prática, os participantes vão aprender como fazer pratos elaborados à base de caprinos e ovinos”, relata Terto, acrescentando que o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Nilton Cavalcante disse que os participantes vão aprender várias receitas diferentes para fazer pratos saborosos e com qualidade, utilizando alimentos saudáveis como a carne de bode que tem um baixo teor calórico, curso que será ministrado por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PE).

Kelly Terto informou que a programação da II Expocapri Salgueiro contempla ainda, clínicas tecnológicas que vão tratar de assuntos como: as principais raças de caprinos e ovinos, sanidade do rebanho, alimentação, manejo geral e reprodutivo, que os produtores poderão participar de minicursos como o de fitoterapia voltado para a caprrinovinocultura, ministrado pela especialista Cristina Coelho, pesquisadora da UFRPE e que o evento vai disponibilizar ainda, uma área de demonstração de plantas forrageiras nativas e exóticas adaptadas ao Semi-árido, a exemplo das espécies Leucena, Gliricídia, Guandu-forrageiro, Mororó, Pornunça, entre outras que será apresentado por técnicos da Embrapa Semi-árido.

A assessora acrescentou que outro destaque será os concursos para julgamento de animais leiteiros, qualidade na raça e por peso. “Para os vencedores das diversas categorias, serão oferecidos prêmios que somam um total de mais de R$11mil”, finaliza.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top