Dia de Campo apresenta tecnologias de cultivo e processamento da azeitona

No próximo dia 12 serão apresentadas tecnologias para o cultivo e processamento da azeitona pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), na Fazenda Experimental de Maria da Fé.

Informações repassadas pela assessoria daquela empresa dão contas que no Dia de Campo sobre Olivicultura pesquisadores apresentarão resultados de pesquisa sobre extração de azeite de oliva e conserva de azeitonas desenvolvidas no Núcleo Tecnológico EPAMIG Azeite e Azeitona. “Em três estações técnicas os participantes conhecerão: propagação da oliveira, sistema de cultivo da oliveira e produção de azeite de oliva, além de técnicas para o curtimento das azeitonas em água e sal”, revela aquela assessoria, acrescentando que na palestra sobre conserva será mostrado o passo-a-passo do curtimento da azeitona: colheita, transporte, lavagem, fermentação, salga e embalagem.

Aquela assessoria informou ainda que outra novidade apresentada no Dia de Campo será a extração de azeite (classificado como extra-virgem) feita por equipamento moderno e eficiente, adquirido pela EPAMIG no início de 2009, que a extratora de azeite garantirá o pioneirismo na geração de informações técnicas e será disponibilizada para uso de produtores e parceiros interessados. “De acordo com o coordenador daquele Núcleo, Nilton Caetano, a colheita de azeitona, no Sul de Minas, já teve início na primeira semana de fevereiro e a expectativa é produzir mil litros de azeite, a partir de cinco toneladas de azeitonas”, informa.

A EPAMIG é pioneira nas pesquisas sobre a oliveira, especialmente na seleção de variedades mais adequadas às condições brasileiras e na produção de mudas de qualidade. “O desafio da olivicultura em território mineiro está sendo superado pelos pesquisadores da EPAMIG, que mantém experimentos com sete variedades de oliveira em diversas regiões de Minas Gerais, inclusive em condições antagônicas às encontradas na região de origem da planta, o Mediterrâneo”.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Foto : Adelson de Oliveira

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top