Domingo Rural acompanha visita agroecológica de famílias em Massaranduba

Produzir na agricultura familiar de forma agroecológica está cada vez mais em voga em todo o semiárido brasileiro, e aqui no Estado da Paraíba essa prática está cada vez mais fortalecida graças ao trabalho que vem sendo feito pelas famílias agricultoras acompanhadas pelas entidades parceiras que fazem parte da ASA-PB, Articulação do Semiárido Paraibano.

No último dia 15 de junho, o Programa Domingo Rural acompanhou de perto uma visita de famílias agricultoras no município de Massaranduba, que trabalham o processo de produção agrícola agroecológica, modelo que usa apenas produtos naturais no controle de insetos evitando que se transformem em pragas.

A visita aconteceu na unidade produtiva do agricultor José Domingos de Barros, Lourival, na comunidade Cachoeira de Pedra D água, em Massaranduba, e contou a participação de representantes da AS-PTA, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e secretaria de agricultura de Massaranduba, ONG Arribaçã e associações de agricultores e agricultoras daquele município.

Entrevistado por Domingo Rural, o representante da ONG Arribaçã, agrônomo João Carlos Camilo, falou sobre as mudanças percebidas quando se faz um comparativo no que era a propriedade há cerca de cinco anos antes do agricultor trabalhar o processo agroecológico na unidade produtiva. “Antes quando a gente chegava aqui essa área aqui toda desmatada a gente o solo pobre, e hoje com hoje com essa agrofloresta que ele vem implantando ele vem mudando o solo, ele vem mudando a própria vida da família tanto financeira como ambiental da propriedade e hoje a gente vê que muda toda a propriedade desde o social ao econômico”.

Juvenal Ferreira Couto, residente no Sítio Gameleira, daquele município, é componente da rede de agricultores experimentadores que participam e trabalham ações agroecológicas e disse dos avanços registrados na unidade produtiva do agricultor Lourival, explicando que as experiências estão a cada dia mais vivenciadas por famílias em municípios diversos, mas que a experiência do Lourival já representa mais uma unidade demonstrativa especialmente para as famílias do município e que com o novo projeto patrocinado pela Petrobrás através do Programa Petrobrás Ambiental essas ações estarão sendo mais compartilhadas a exemplo do trabalho com enxertia de plantas que já são feitas naquela propriedade e que se intensificarão com a construção de um viveiro familiar de mudas que está sendo implantado. “O melhor que ele já fez aqui foi a diversidade e a explicação sobre enxertia porque tem muita gente que ainda não tem essa prática e tem vontade de aprender”, relata dizendo que as entidades têm assumido importante papel em estimular a inovação e experimentação e ao mesmo tempo estimulando a troca dessas experiências através de intercâmbios dentre outras. “Rapaz, a gente deve muito a essas organizações, a essas entidades que trabalham com agricultores porque a gente está aprendendo coisas que ainda não sabia e estamos reforçando aquelas bases que se esforçava pra aprender e não tinha quem explicasse e quem desse uma demão e veio essas entidades que veio enriquecer a zona rural”.

O agricultor familiar José Domingos de Barros, proprietário da unidade produtiva e recepcionista do grupo falou sobre as experiências compartilhadas com as famílias presentes e garante que a cada dia a propriedade está sendo mais visitada. “Primeiro foi os canteiros econômicos, porque eu achei que aquilo ali é o que vai enriquecer mais a nossa comunidade porque a gente já vê que tem bastante agricultor incentivando pra vir mais canteiros econômicos e segundo foi as experiências das enxertias que é muito importante para o agricultor. Ele sabendo fazer a enxertia dele eu acho que é uma riqueza pra ele, e a população também pede muito. E para o futuro nós já temos o pensamento firme de fazer um viveiro que eu acho que já é um ponto bom pra nossa agricultura aqui de Cachoeira de Pedra D água”, explica aquele agricultor momento em que passou informações técnicas importantes para os ouvintes das emissoras parceiras de Domingo Rural.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top