Domingo Rural e Universo Rural evidenciam campanha de vacinação 2011 contra aftosa

Evidenciar a importância da vacinação contra a febre aftosa que está acontecendo durante todo esse mês de março em todo o semiárido brasileiro e em todo o país foi uma das metas do Stúdio Rural desta semana através do Programa Universo Rural via Rádio Bonsucesso de Pombal AM 1180 kHz durante toda a semana e no Programa Domingo Rural via Rádio Farol FM de Taquaritinga do Norte-PE; Rádio Independente do Cariri, em Serra Branca-PB FM 107,7 MHZ e Rádio Bonsucesso de Pombal AM 1180 kHz em conexão evidenciando estados importantes na bovinocultura em todo o Brasil além de evidenciar estados do Circuito Nordestinos de vacinação dentre os quais Rio Grande do Norte e Paraíba.

No Distrito Federal mais de 100 mil bois e búfalos criados devem ser imunizados contra a febre aftosa entre onde os pecuaristas de 2.668 propriedades rurais da região têm todo o mês para aplicar a vacina nos animai e que nos últimos anos, os índices de vacinação no superaram os 98% onde teve um percentual de vacinação de 94,6% em novembro de 2010 e é classificado como área livre de febre aftosa com vacinação.

No Espírito Santo a primeira campanha será destinada apenas para animais com até 24 meses com cerca de 890 mil animais e na segunda campanha, em novembro, todo o rebanho de cerca de 2, 2 milhões deve ser vacinado.

Já Goiás com quase 21 milhões de bois e búfalos vacinará com expectativa para essa primeira etapa da vacinação de que todo o rebanho seja vacinado já que tem o quarto maior rebanho do país, atrás apenas de Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul e em novembro do ano passado alcançou vacinação de 97,6% na segunda etapa.

A vacinação no Amapá foi também evidenciada no Domingo Rural e Universo Rural evidenciando que a previsão é que sejam imunizados cerca de 30% do rebanho estadual em 2.081 propriedades já que nesta época do ano, o estado sofre muito com inundações o que dificulta a vacinação e que colocou o Estado como área de alto risco para a febre aftosa em outubro de 2010 num Estado que antes era classificado na categoria risco desconhecido e que na última ação de Agulha Oficial, em outubro passado, o estado atingiu mais de 90% de cobertura vacinal.

No Rio Grande do Norte a meta é atingir pelo menos 90% do rebanho de bois e búfalos criados naquele Estado que tem quase 40 mil propriedades rurais num rebanho majoritário de pequenos pecuaristas com predomínio para pecuária leiteira, fazendo com que quase 80% da carne consumida venha de outros estados.

Domingo Rural e Universo Rural evidenciaram, também, a campanha de vacinação que teve início no dia primeiro e lançamento oficial na última quarta-feira(04/05) na Estação Experimental da Emepa, localizada na rodovia PB-75, em Alagoinha, tem um rebanho de gado de R$ 1. 269.451 com 1.625 búfalos e objetiva imunizar mais de 90% do rebanho.

Na programação desenvolvida por Stúdio Rural foi evidenciado a importância de o pecuarista declarar a vacinação do rebanho até 15 dias depois de aplicar a dose nos animais devendo procurar técnicos da Emater ou uma Unidade de Saúde Animal e Vegetal.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top