Domingo Rural evidencia cultivo e mercado da cultura do Umbu

No Programa Domingo Rural desta semana o Umbu continuou em evidência, desta vez, informações sobre a cultura, clima, solo dentre outras. De nome científico Spondias tuberosa L., da família das anacardiáceas, à qual pertencem, por exemplo, o caju e a manga, cajá, ciriguëla, a cultura do umbu é árvore originária da região semi-árida nordestina brasileira com frutificação de produtos aproveitados pelo ser humano e pelos animais, especialmente caprinos e bovinos, possui raízes com capacidade de armazenar grande quantidade de água e que são comestíveis pelos camponeses do semi-árido e por pequenos e grandes animais.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Domingo Rural falou sobre a altura atingida pela cultura, sobre formato e tamanho dos frutos, e sobre as diversas formas de consumo que vão desde doces, sucos, geléias, sorvetes dentre inúmeras formas.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Outro assunto relacionado á cultura foi a fonte nutricional do umbu que é tida por pesquisas da Embrapa Semi-árido como ótima fonte de proteínas para as populações das regiões mais carentes do Nordeste, apresentando em sua composição (para cada 100g), 0,6g de proteínas, ferro, fósforo e cálcio, além das vitaminas A, B1, B2, com um valor calórico médio 44 calorias por 100g de frutos.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Para os pesquisadores da Embrapa a cultura por ser planta originária da região semi-árida, não exige muita chuva, apesar de poder ser plantada, sem problemas, em regiões mais chuvosas, com pouca exigência com relação ao solo, evitando-se solos muito rasos ou úmidos.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Domingo Rural falou sobre o plantio da cultura que se reproduz a partir de sementes, enxertia e estacas.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Também evidenciou o espaçamento no transplantio definitivo, época ideal para o plantio, tratos culturais, época de colheita, beneficiamento e mercado.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Segundo pesquisas e observações dos agricultores regionais experientes, a colheita do umbu é feita escolhendo-se os frutos que estejam ficando maduros ou de acordo com a proximidade do consumo.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top