Domingo Rural evidencia experiência sustentável de família agricultora no Pajeú pernambucano

A prática sustentável da família do agricultor José Ivan, residentes no Sítio Bonsucesso, município de Tuparetama, Sertão do Pajeú pernambucano, prática que é referência já que a propriedade que antes não dava respostas, hoje permite produção satisfatória para a alimentação familiar e venda dos produtos excessivos no mercado local.

O trabalho é acompanhado pela entidade Diaconia e parceiras e já é referência para toda a região, tema que foi enviado através do Programa Domingo Rural deste domingo(07/12) através da Rádio Serrana de Araruna AM 590 kHz em conexão com a Rádio Cultura de São José do Egito AM 1.320 kHz em seu primeiro tempo.

Levantamento feito pelo Diaconia mostra que tradicionalmente a família de José Ivan trabalhava apenas com as culturas tradicionais milho e feijão, modelo que colocava em risco a segurança alimentar já que não estava integrada com práticas restauradoras do solo, adoção de outras culturas e tecnologias adaptáveis para a convivência com a realidade semi-árida na qual está contida a propriedade.

Com o apoio das entidades de agricultores vinculadas á ASA Brasil, Articulação do Semi-árido Brasileiro, a família passou a diversificar as culturas trabalhadas e adotar tecnologias adaptáveis pelas entidades o que fez com que houvesse uma diversidade na alimentação familiar e fossem criadas condições para geração de produtos excedentes que atendem o mercado e ainda a geração de alimento para os animais.

Segundo a Diaconia, no passado a família se deparava com o deslocamento nas épocas de verão na busca de trabalho em outros centros e até mesmo em propriedades locais e com as tecnologias aplicadas no sistema de produção a família passou a ter ocupação e renda em todas as épocas do ano.

Para iniciar o trabalho no ano de 2000 a família foi selecionada para participar da Pesquisa Participativa para produção irrigada com águas de poços amazonas num sistema irrigado por gotejamento que facilitou a produção no campo com economia de água e práticas conservacionistas de solo.

As ações integradas desenvolvidas na propriedade fizeram com que José Ivan e família abandonassem o trabalho alugado e passassem a trabalhar e se alimentar de forma diversificada passando a ser referência para as famílias de municípios diversos da região do Pajeú.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top