Emater e parceiras discutem PNAE e caprinovinocultura de Logradouro e região

A Emater, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba promoveu importante reunião com a finalidade de organizar a capriovinocultura de municípios do Brejo e Curimataú da Paraíba no dia 18 de março de 2011 no Espaço Cultura Oscar de Castro, em Bananeiras, Brejo da Paraíba, evento que contou com a participação de criadores, técnicos da extensão rural, pesquisa estadual, sindicatos de trabalhadores rurais, secretarias de agricultura de municípios diversos dentre outros.

Segundo o técnico da unidade da Emater de Logradouro-PB, Gustavo José Barbosa, a palestra de abertura foi realizada pela Graduanda em Ciências Agrárias da UFPB, Suely de Oliveira que apresentou dados de uma pesquisa realizada pela UFPB, Campus Bananeiras e pela Emater de Logradouro mostrando a situação atual dos criadores de caprinos e ovinos das duas cidades, que não é diferente das demais. “Logo em seguida foi aberto um debate entre os presentes onde se pôde aprofundar os problemas existentes na região e buscar caminhos que possam organizar a cadeia produtiva”, relata aquele extensionista, explicando que o principal encaminhamento foi a formação de um Grupo de Trabalho composto por diversas entidades que se reunirão regularmente para organizar eventos que possam dinamizar a capriovinocultura da região.

Gustavo comentou que uma importante conquista dos agricultores familiares brasileiros foi o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos que prevê que as Escolas comprem no mínimo 30% dos recursos vindos do FNDE de produtos deles, informando que Logradouro vem discutindo o Programa junto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS e vem procurando implementar o programa no município. “A Unidade Operativa trabalhou nos meses de fevereiro e março no cadastro de produtores que irão fornecer para alimentação escolar com produtos de sua produção familiar. Logo em seguida encaminhou à Secretaria Municipal de Educação e a Escola da Rede Estadual os produtos disponíveis no município”, explica e acrescenta que no dia 17 de março os componentes reuniram lideranças rurais e gestores da Educação, na Câmara Municipal daquele município para apresentar o as metas do Programa e socializar o conhecimento.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top