Emater potiguar capacita extensionistas para atuar no Compra Dureta

A Emater-RN iniciou este mês oficinas com os técnicos da instituição responsáveis pela operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA (Compra Direta) e na próxima segunda-feira (26/03), a oficina contemplará a regional de São José de Mipibu, no Centro de Treinamento da Emater-RN (Centern).

Segundo a assessora daquela instituição, Luciana de Oliveira, as duas primeiras rodadas aconteceram em Mossoró e Assu, respectivamente nos dias 13 e 14 de março, com a participação dos seus gestores regionais e técnicos locais.

Ao dialogar com Stúdio Rural aquela assessora informou que os encontros com os demais regionais ainda não têm data confirmada e que a instituição capacitará, ao todo, 250 técnicos, somando suas 10 regiões administrativas. “Segundo o coordenador do Compra Direta e economista da Emater-RN, Isaac Alves, as oficinas têm o objetivo de capacitar os técnicos quanto à nova forma de funcionamento do programa”, explica Oliveira afirmando que a partir de julho de 2012, em todos os estados que operam o Compra Direta, o instrumento de parceria passará de convênio para termo de adesão, o que tornará os processos mais fáceis e céleres e que durante as oficinas, os técnicos são orientados a revisar planilhas de produtos, produtores e entidades beneficiadas com a doação de alimentos.

Luciana Oliveira informou que a expectativa é que a partir de maio próximo o Governo do Estado comece a compra dos produtos da agricultura familiar, que o Programa é executado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), através da Emater-RN, financiado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com contrapartida do governo estadual, em parceria com as prefeituras municipais.

Ela informou ainda que já foram capacitados técnicos da regional de Assu composta por Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Assu, Campo Grande, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Lajes, Macau, Paraú, Pedra Preta, Pedro Avelino Pendências, Porto do Mangue, São Rafael e Triunfo Potiguar além de técnicos da Regional de Mossoró composta por Apodi, Areia Branca, Baraúna, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Mossoró, Serra do Mel, Severiano Melo, Tibau e Upanema.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top