Emater-RN capacita técnicos para assessorar plantio de mamona na agricultura familiar distinada ao biodiesel

Extensionistas rurais da Emater-RN na Região Oeste do Rio Grande do Norte estão capacitados para orientar agricultores familiares a desenvolver o cultivo da mamona em treinamento durante este mês no Centro de Treinamento da instituição (Centern), no município de São José de Mipibu.

Segundo o assessor da Emater-RN, Antônio Sales, o curso é a fase inicial do projeto que prevê o cultivo da oleaginosa a ser utilizada na produção de biodiesel, que a compra da produção será garantida pela Petrobras, mediante convênio assinado com aquela empresa de extensão, vinculada à Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e que a programação consta de aulas teóricas e práticas sob a responsabilidade de extensionistas rurais da Emater-RN, técnicos da Embrapa e Emparn, além de facilitadores da Petrobras.

Sales informou que entre outros temas da capacitação, constam: Aspectos gerais sobre a cultura da mamona, Manejo e controle de pragas e doenças e Pós-colheita da mamona acreescentando que o treinamento é destinado a 20 extensionistas rurais. “Eles atuarão em 13 municípios das áreas de abrangência dos escritórios regionais de Pau dos Ferros e Umarizal”, explica Sales ao dialogar com Stúdio Rural garantindo que cerca de 300 agricultores daquelas localidades serão mobilizados, com a meta de plantarem no mínimo dois hectares em suas propriedades e áreas já zoneadas, como preveem o projeto e o convênio mantido entre as partes.

Ele informou, ainda, que na parceria com a Petrobras, a participação da Emater-RN está voltada para a assistência técnica e extensão rural e que para isso, os extensionista rurais da instituição, responsáveis por esse trabalho, vão acompanhar e orientar os agricultores em todos os momentos da cadeia produtiva da mamona, desde a preparação do solo, o plantio, até a colheita e a comercialização.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top