Embrapa apresenta inovações tecnológicas para caprinocultura em seminário regional

Tecnologias para ordenha do leite de cabra, variedades de queijos e derivados da carne de caprinos, além de produtos para alimentação de animais estão entre os destaques do que a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) apresentará no XIV Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE 2010, que acontece entre 14 e 17 de junho em Fortaleza (CE).

A informação é da assessora de comunicação da Embrapa Caprinos e Ovinos, Adilson Nóbrega, justificando que as inovações seguem tendência da empresa de investimento em pesquisas para qualidade dos alimentos, proporcionando alternativas de incremento da renda aos produtores rurais exemplificando a tecnologia do Kit Embrapa de Ordenha Manual para leite de cabra que é uma das mais recentes introduzidas pela empresa. “O kit consiste em uma série de equipamentos para procedimento higiênico na ordenha, com objetivo de evitar a contaminação do produto por bactérias e resíduos de antibióticos e vermífugos”, explica aquele assessor, lembrando que a expectativa é colaborar para obtenção da melhor qualidade possível no leite de cabra e seus derivados (queijos, iogurtes, doces), com um kit de baixo custo, acessível à realidade de pequenos produtores rurais, permitindo melhor qualidade à produção.

Ele explicou que o kit consiste em um balde semiaberto para ordenha, um balde de plástico para água clorada, cloro comercial, um par de luvas de borracha, detergente em pó, escova ou bucha natural, entre outros acessórios. Em média, o conjunto custa R$ 150,00.

Aquele assessor explicou que da linha de alimentos desenvolvidos pelas pesquisas da Embrapa Caprinos e Ovinos, estarão disponíveis para degustação no evento as variedades dos queijos de leite de cabra dos tipos Minas Frescal, de coalho defumado e de coalho adicionado com pequi, além de queijos probióticos. “Alguns destes produtos seguem tendências de valorização regional, com uso de ervas e plantas da caatinga, e de alimentos funcionais, com resultados benéficos à saúde humana. A empresa levará também a linguiça frescal de carne caprina”.

Ao contatar com Stúdio Rural, Adilson justificou que para nutrição dos animais, a Embrapa apresenta as possibilidades do uso do pedúnculo de caju e do farelo de mamona para alimentação de caprinos e ovinos. “O uso do pedúnculo de caju proporciona aproveitamento de subproduto da cajucultura, oferecendo alternativa de qualidade para nutrição animal. Processo semelhante acontece com o farelo de mamona, aproveitado da produção do biodiesel, que, com a eliminação de componentes tóxicos, passa a ser utilizada para alimentação de caprinos leiteiros”.

Adilson lembra que os produtos e tecnologias da Embrapa estarão expostos no stand institucional da empresa e na Galeria de Inovações Tecnológicas, espaço coordenado pela Embrapa e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), ambos abertos à visitação no Centro de Convenções de Fortaleza, durante o período do PECNORDESTE 2010.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top