Embrapa apresenta tecnologias com cogumelos comestíveis em feira botânica

Quem quiser conhecer melhor os cogumelos comestíveis e os seus benefícios para a alimentação e saúde pode visitar o estande da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia na 137ª Feira Botânica do Shopping CasaPark, em Brasília, DF no período de 28 a 31 de janeiro.

A informação é da assessora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Fernanda Diniz, relatando que ooucas pessoas sabem, mas os cogumelos são alimentos muito nutritivos – com quantidade de proteínas quase equivalente a da carne e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura. “Mas, infelizmente, os cogumelos ainda são inacessíveis para a maior parte da população brasileira, pelo seu alto preço no mercado. O consumo desses produtos no país – cerca de 30 gramas por habitante – ainda é muito baixo quando comparado com outros países, como por exemplo, a França onde o consumo chega a 2 kg por habitante, a Itália, onde se consome cerca de 1,3 kg, e a Alemanha, na qual o consumo alcança 4 kg”, explica a joranalista ao contatar com a equipe do Programa Domingo Rural.

Ela informou que um dos objetivos da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia – unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – é tornar o cultivo desses fungos mais econômico e que a Unidade desenvolve pesquisas com cogumelos desde 1995, quando a pesquisadora Arailde Urben trouxe da China e adaptou para o Brasil a tecnologia de cultivo denominada Jun-Cao técnica que torna a produção mais barata, já que utiliza substratos de capim junto com outros nutrientes ao invés de troncos de madeiras e serragem, como nos meios de cultivo tradicionais. “Hoje, depois de tantos anos de pesquisa, a Unidade contém em seu Banco de Cogumelos para Uso Humano mais de 300 espécies de cogumelos, coletadas em diversas regiões brasileiras”.

Aquela assessora informou que muitos dos ex-alunos da pesquisadora Arailde Urben já se tornaram produtores de cogumelos em várias regiões brasileiras e dois deles, do Distrito Federal, vão expor os seus produtos junto com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia na 137ª Feira Botânica do CasaPark.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top