Embrapa e FUNCREDI realizam capacitação em genética molecular aplicada à reprodução animal

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica – FUNCREDI promovem no período de 28 de julho a 2 de agosto de 2008, em Brasília, DF, o “II Curso de Genética Molecular aplicada à Reprodução Animal”.

A informação foi repassada pela assessora daquela unidade da Embrapa, class=copyright> style=FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY: ‘Arial’,’sans-serif’>Fernanda Diniz, justificando que o objetivo é treinar os profissionais da área de reprodução animal em técnicas avançadas de biologia molecular com potencial de aplicação, como por exemplo: extração de DNA de sangue, sêmen, embriões, tecidos e células; identificação do sexo em embriões; e engenharia genética aplicada à transgenia animal; entre muitas outras.

O curso, segundo ela, vai contar com no máximo 12 alunos, é dirigido a profissionais formados ou que estejam cursando o último semestre dos cursos de medicina veterinária, ciências biológicas e outras áreas afins e a metodologia será baseada em aulas teórico-expositivas, com recursos audiovisuais e aulas práticas em laboratório. “A coordenação técnica é dos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Eduardo de Oliveira Melo e Maurício Machaim Franco”, explica.

Diniz justificou ainda que a equipe de reprodução animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desenvolveu várias tecnologias de ponta que já estão sendo utilizadas pelo setor produtivo, como a fecundação in vitro e a clonagem de bovinos. “Em relação a essa última área, é bom lembrar que a Unidade da Embrapa acumula resultados positivos e inéditos para a pecuária brasileira, como o nascimento do primeiro clone bovino da América Latina: “Vitória da Embrapa”, em 2001; e do primeiro clone desenvolvido a partir de células de um animal morto: a fêmea bovina “Lenda da Embrapa”, em 2003. Ambas estão muito saudáveis, já são mães e mostraram excelente habilidade materna e potencial reprodutivo”, explica a jornalista.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Foto : Cláudio Bezerra

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top