Embrapa e produtores discutem Ecocertificação da produção leiteira

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), a Universidade Católica de Goiás (UCG) e a Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba Ltda. (Coapil) realizam na próxima quarta e quinta-feira(20 e 21), no Sindicato Rural de Piracanjuba-GO, curso e dia de campo sobre ecocertificação da produção leiteira na região.

A informação foi repassada pela assessora de comunicação da Embrapa Meio Ambiente, Cristina Tordin, justificando que o curso oferece conhecimentos das bases ecológicas e dos fundamentos científicos para realização de estudos de avaliação de impacto ambiental em linguagem simples e direta. “Busca sensibilizar produtores rurais, técnicos e gestores envolvidos com a produção leiteira na região de Piracanjuba, quanto à necessidade de incorporação de critérios e princípios de sustentabilidade para garantia da produção com qualidade dos produtos, processos e conservação ambiental, o que refletirá em benefícios para melhoria da qualidade de vida das comunidades locais”, relata Tordin, acrescentando que a produção de leite em Goiás cresceu 150% entre 1990 a 2005, com destaque para o município de Piracanjuba, com expansão de 330% nesse mesmo período, destacando-se nacionalmente.

Tordin disse que para o pesquisador Cláudio Buschinelli, da Embrapa Meio Ambiente, “este desempenho econômico deveria refletir em melhorias significativas na qualidade de vida das comunidades locais, bem como na qualidade ambiental da região, mas de acordo com estudos realizados pela Professora Margot Riemann Costa e Silva da Universidade Católica de Goiás, isso não tem acontecido”. “Por isso, esclarece o pesquisador, as avaliações de impacto ambiental se tornam ferramentas importantes e necessárias para previsão, análise e mitigação de efeitos negativos do processo produtivo. Sistemas de avaliação socioambiental, como o Eco-cert.Rural, desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente e aplicado em diferentes regiões e sistemas produtivos, buscam auxiliar os produtores quanto às melhores estratégias de manejo para atingir e registrar os procedimentos dentro de critérios básicos para uma futura certificação de qualidade de seus produtos”, informa Cristina.

Tordin infomou que o dia de campo está planejado para a aplicação do Sistema Eco-cert.Rural em um estabelecimento representativo da produção leiteira local envolvendo visita, vistoria e entrevista junto ao proprietário para preenchimento das planilhas de avaliação, indicando as alterações por ele percebidas após a implantação de processos de melhorias nas práticas produtivas e de gestão.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top