Embrapa realiza capacitação em implantação de boas práticas de laboratório e de campo

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), promove cursos nas normas BPL, Boas Práticas de Laboratório, com instrutores da Valora Soluções em Gestão, empresa de consultoria em sistemas da qualidade. O trabalho acontece de 3 a 5 de dezembro (1° turma) e de 15 a 17 de dezembro (2° turma) de 2008 e têm por objetivo a organização dos processos e das condições sob as quais os estudos de laboratório são planejados, executados, monitorados, registrados e relatados.

A informação foi repassada pela assessora de comunicação daquela unidade de pesquisas, Cristina Tordin, justificando que na opinião da pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e coordenadora do curso, Kátia de Jesus-Hitzschky, essas práticas têm como intenção promover a qualidade e validação dos resultados de pesquisa e seus princípios são aplicáveis em estudos que dizem respeito ao uso seguro de produtos relacionados à saúde humana, animal, vegetal e ao meio ambiente. “Segundo Kátia, os laboratórios que desenvolvem pesquisa de acordo com os princípios de BPL, seguindo os critérios estabelecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), têm resultados com qualidade comparáveis, como base de aceitação mútua entre países”, justifica Tirdin.

Aquela assessora informou que segundo a pesquisadora, o sistema da qualidade aplicado aos laboratórios que desenvolvem pesquisas e novas formulações preconizam a implantação da BPL para a concessão de registros ou autorização para comercialização, monitoramento do meio ambiente e da saúde humana. Neste cenário a Embrapa assumiu uma postura estratégica, antecipando-se às demandas para liberação e comercialização dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM) que serão desenvolvidos na Rede de Biossegurança.

Ela lembrou ainda que as inscrições custam R$ 500,00 para profissionais de empresas privadas, com desconto para grupos com mais de 3 pessoas, que estudantes e funcionários de empresas públicas pagam R$ 300,00 e que mais informações são obtidos pelo telefone 19.3311.2653 ou pelo e-mail sac@cnpma.embrapa.br

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top