Entidades da agricultura discutem assuntos do Território do Cariri Oriental

As entidades de agricultores familiares e governamentais do Cariri Oriental estiveram reunidas para discutir e planejar ações para o desenvolvimento do Território do Cariri paraibano em reunião que acontecida no auditório da Embrapa Algodão Campina Grande no último dia 09 de abril.

Para o articulador estadual dos territórios paraibanos, Antônio Junio da Silva, o encontro teve como objetivo fortalecer as ações daquela microrregião do Estado que recentemente teve sua divisão em Cariri Ocidental e Cariri Oriental. “Aqui nós estamos neste evento que trata de território de identidade do Cariri Oriental, o Cariri foi dividido no ano passado, pois era um só território e foi dividido Cariri Oriental e Ocidental e o Cariri Oriental agora é um território novo e passa por essa fase inicial de mobilização, a gente vai ter que fazer um trabalho muito forte de mobilizar as pessoas que estão dentro desse Cariri até porque era uma reivindicação grande de todos na época já que o Cariri era muito grande e precisava ter dois Cariris”, argumenta Junio, esclarecendo que essa parte do Cariri tinha pouca participação durante as reuniões, facilitando a partir o processo participativo de agora.

Ele disse que é uma questão de nivelação para que se entenda cada vez mais sobre o que é o Território desde a sociedade civil até os gestores públicos municipais dentre outros. “As vezes a gente fala que o gestor não está participando mas o que é que a gente está fazendo para que o gestor ou a gestora possam está dentro do processo?, devemos vir e animar dizendo: o processo é esse e aí a gente vai ter aquele que vai esperançar e aquele que não vai esperançar”, exemplifica a liderança.

Junio disse acreditar que esse é o caminho para aqueles que acreditam na democratização dos recursos e ações públicas com encaminhamentos que contem com a vontade de toda a sociedade representada e participativa, aproveitando para falar sobre as ações a serem trabalhadas durante esse primeiro semestre de 2008. “Estamos encaminhando agora para o mês de abril essa parte de nivelamento conceitual, de sensibilização geral de todo o território dos 14 municípios, também tirando encaminhamentos para que até o final desse mês a gente tenha o colegiado composto com as diversas instâncias, suas diversas representações nos municípios e da região para que até o final de mês a gente vença essa etapa e passe para a etapa de encaminhamento dos projetos”, argumenta.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top