Entidades realizam Seminário da água do Coletivo do Cariri, Seridó e Curimataú

Durante a próxima quarta e quinta-feira(12 e 13 de novembro) entidades e agricultores e agricultoras experimentadores estarão realizando o III Seminário da Água do Coletivo que acontecerá no Centro de eventos Maristas em Lagoa Seca e que contará com a participação de agricultores experimentadores com experiências e vivências em torno do uso racional dos recursos hídricos nas microrregiões semi-áridas do Estado da Paraíba e dos assessores do Coletivo do Cariri, Seridó e Curimataú Paraibano.

Segundo o representante do Patac, Antônio Carlos de Melo, Tonico, o evento objetiva observar e analisar os caminhos das águas e o seu aproveitamento pelas comunidades rurais da região do Coletivo, debater o Projeto de Transposição das Águas do rio São Francisco, tirar orientações para qualificar o trabalho do Coletivo referente ao melhor aproveitamento da água armazenada nas comunidades, tirar orientações para políticas públicas dentre outras ações no evento que consta de ampla programação.

Proposta de Programação:
Dia 12 de novembro de 2008 (quarta-feira)
8:00 h Café da manhã
9:00 h Mística de acolhida
1º MOMENTO (Coordenação: Rosimere e Toinho)
Observar e analisar os caminhos das águas, suas funções e disfunções nas propriedades, comunidades e na região do Cariri, Seridó e Curimataú Paraibano.
style=mso-tab-count: 1>                Metodologia:
9:30 h Socialização de 03 experiências destacando duas dimensões: familiar e comunitária [Família de Rosimare da comunidade de Canoa de Dentro (município de Pedra Lavrada), Família de Danilo da comunidade de Malhada de Areia (município de Olivedos) e família de Raquel da comunidade de Sussuarana (município de Juazeirinho]. (20 minutos para cada experiência)
style=mso-tab-count: 1>                Instrumentos pedagógicos : style=mso-spacerun: yes>  Apresentação e reflexão a partir de mapas (propriedade e comunidade); style=mso-spacerun: yes>  distribuição de boletins de experiências familiares; apresentação de imagens das experiências com apoio do data show.
1. style=mso-tab-count: 1>            Mapa da propriedade: destacando os caminhos das águas; manejo da água (como a água esta sendo captada, estocada e utilizada para as diversas finalidades: beber, cozinhar, gastos da casa, consumo dos animais e produção de alimentos) ; qual a água que falta; onde estão buscando a água que falta ).
2. style=mso-tab-count: 1>            Mapa da comunidade: destacando os caminhos; manejo da água (como a água esta sendo captada, estocada e utilizada).
10:30 h Construção coletiva do caminho da água na região.
style=mso-tab-count: 1>                Metodologia: Através da apresentação do mapa da região do COLETIVO e com o apoio de algumas questões refletir sobre o caminho da água no Cariri, Seridó e Curimataú Paraibano.
11:30 h Construção de um ponto de vista comum sobre as riquezas e desafios existentes para que as famílias agricultoras melhor aproveitem a água do Cariri, Seridó e Curimataú Paraibano.
• style=mso-tab-count: 1>             Cochicho (5 min.) com grupos de 04 pessoas cada com a seguinte questão: Qual a principal riqueza e desafio que as famílias agricultoras tem para melhor aproveitar a água das suas propriedades, comunidades e região ?
• style=mso-tab-count: 1>             Debate em plenária.
12:30 h Almoço
13:30 h Dinâmica de grupo.
TARDE
2º MOMENTO (Welison e Tonico)
Debater como melhor aproveitar a água estocada nas propriedades.
Metodologia:
14:00 h Divisão em três grupos para analisar o aproveitamento da água armazenada nas três propriedades apresentadas no momento anterior:
Pergunta orientadora para os trabalhos dos grupos: O que e como fazer para melhor aproveitar a água armazenada na propriedade analisada?
15:00 h Socialização dos trabalhos dos grupos.
16:00 h Debate em plenária com a seguinte questão orientadora: Como melhor aproveitar a água das nossas propriedades e comunidades ?
18:00 h Encerramento dos trabalhos do dia.
Dia 13 de novembro de 2008(quinta-feira)
Manhã
8:00 h Dinâmica de grupo.
3º MOMENTO (Coordenação: Cláudia e Rosimare)
8:30 h Socialização das impressões da plenária sobre o Projeto de Transposição do Rio São Francisco. Pergunta orientadora: Como o Projeto de transposição vai melhorar a oferta e uso da água nas propriedades, comunidades e região do Cariri, Seridó e Curimataú Paraibano ? (04 pessoas: Edivan, Antonina, Wellison e D’ Águia) 9:00 h Apresentação de duas exposições (uma contra e outra a favor) sobre style=mso-spacerun: yes>  o projeto de Transposição do Rio São Francisco. (30 minutos para cada palestrante)
10:00 h Debate.
12:00 h Tirar orientações de como vamos realizar o debate sobre a transposição do Rio São Francisco nas comunidades style=mso-spacerun: yes>  ?
12:30 h Almoço.
Tarde
4º MOMENTO (Coordenação: equipe de animação e mística
Avaliação do encontro e mística de encerramento.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top