Etene publica estudos econômicos sobre floricultura na Região Nordeste
A atividade de floricultura vem apresentando rápida e gradativa expansão na região Nordeste, devido principalmente ao incentivo de algumas instituições e dos governos estaduais, por meio da realização de pesquisas, programas, feiras e eventos sobre o tema. Essa constatação motivou o Banco do Nordeste a realizar amplo estudo sobre a atividade por meio do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), localizado em Fortaleza (CE).
A informação foi repassada pela assessora de comunicação do BNB, na Paraíba, Susana Rocha, argumentando que na opinião do superintendente do Etene, José Sydrião de Alencar o objetivo é produzir e difundir informações sobre a floricultura, de modo a auxiliar a tomada de decisão de todos os segmentos envolvidos com a atividade, desde fornecedores de insumos a produtores, varejistas, analistas, pesquisadores, técnicos e agentes financeiros.
O trabalho, segundo Susana, engloba mais de 500 páginas, divididas em duas publicações: Floricultura: Caracterização e Mercado e Floricultura: Perfil da Atividade no Nordeste Brasileiro. A primeira apresenta uma síntese de informações sobre a atividade no mundo e no Brasil e a segunda apresenta o resultado de uma pesquisa de campo realizada nos principais centros produtores da região Nordeste e do norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo os autores os mestres em Economia Rural Maria Simone de Castro Pereira Brainer, pesquisadora do BNB-Etene, e Alfredo Augusto Porto Oliveira, consultor externo do BNB os Estados do Nordeste estão apoiando a floricultura baseados em condições locais favoráveis à produção e à inserção no comércio internacional, reforça Rocha ao contatar com Stúdio Rural.
Os interessados em adquirir as publicações podem entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente do BNB – Cliente Consulta, pelo telefone 0800.783030.
Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário