Executiva do Fórum do Cariri Oriental se reúne em Boqueirão discutindo ações para a microrregião

Componentes da executiva do Fórum de Desenvolvimento do Território do Cariri Oriental estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira na cidade de Boqueirão com o objetivo de planejar e discutir ações para o desenvolvimento daquela microrregião.

Do evento participou o articulador estadual dos territórios rurais do estado da Paraíba, Antonio Junio da Silva, que ao dialogar com Stúdio Rural, disse que com o desmembramento do Cariri Oriental do Cariri Ocidental, faz-se necessário trabalhar o novo momento que as partes do Cariri têm a desenvolver na montagem das estratégias de desenvolvimento e, para organizar a instancia daquele Fórum, já se organizou a primeira reunião a acontecer no dia 10 de junho com todos os prefeitos e secretários da microrregião para que eles compreendam como funcionará a estratégia de desenvolvimento a partir do território já que, para os componentes do Fórum o trabalho só terá êxito se os gestores estiverem acompanhando e participando do processo, das reuniões e encontros porque das reuniões saem decisões que dependem da contrapartida do município e o prefeito é o agente que decide o uso de recursos de seu município.

Diversas propostas serão lançadas na próxima reunião com os prefeitos daqueles municípios a exemplo de fortalecer o espaço favorável que reúna as políticas e ações desenvolvidas pelas entidades diversas que atuam no território de forma que fiquem bem compartilhadas com todas as entidades. Depois da mobilização inicial, justiça Junio, durante o ano de 2008 haverá toda uma formação com os agentes de desenvolvimento da região através de cursos, oficinas dentre outras.

Quem participou do encontro foi o prefeito da cidade de Boqueirão, Carlos José, que ao dialogar com Stúdio Rural falou sobre a reunião dos prefeitos da região oriental que acontecerá no próximo dia 10 de junho naquele município. “Minha proposta é de trazermos para este fórum uma discussão maior no tocante a agricultura familiar seja do Pronaf, seja da secretaria de agricultura do Estado das questões que cada município já tem desenvolvido localmente pra que nós possamos a cada dia encontrarmos soluções maiores para todos da agricultura familiar dessa região”, argumenta o prefeito.

Ele disse ser importante que sejam juntas todas as ações desenvolvidas dentre do fórum, sejam ações do Sebrae, da ASA, do MDA ou quaisquer outras entidades com ações desenvolvidas dentre da microrregião.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top