Experimentador garante que plantio tardio é quem controla bicudo do algodão

Para produzir algodão num processo de convivência com o bicudo só é possível com o plantio sendo feito de forma que o algodão carregue as maçãs no período quente do ano o que só é possível quando plantarmos em torno da metade de nosso período invernoso.

A afirmativa é do agricultor familiar experimentador no plantio da cultura do algodão sem uso de venenos e produtos que venham causar impactos negativos a saúde das famílias produtoras, dos consumidores e do meio ambiente, José de Sinésio, que desde alguns anos passados vem fazendo um trabalho de produção e que passou a ser sistematizado pela Embrapa Algodão Campina Grande e entidades de agricultores.

Na última quarta-feira(06/05) ele recebeu em sua residência no Assentamento Queimadas, município de Remígio, pesquisadores e técnicos do IPA, Instituto Agronômico de Pernambuco interessados em conhecer as tecnologias que tornaram possível produzir o algodão de forma natural.

Ele disse que a cada palestra trabalhada ele aprende cada vez mais e deixou claro para os profissionais daquela empresa de pesquisas pernambucana que a estratégia está relacionada ao fato de plantar a cultura de forma a safrejar em períodos quentes e garante que o plantio naquele assentamento só terá início a partir do dia 15 de maio o que significa que parte das chuvas já se passaram o que proporciona possibilidades para a produção algodoeira natural. “Sempre todo dia que passa o bicudo diminui, em 2007 ainda apareceu uns bicudos, 2008 não apareceu quase mais nada que nem catação de bicudo a gente não fez em 2008”, argumenta e diz que a expectativa é boa para essa safra 2009.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top