Extensão rural paraibana assessora apicultores da Serra do Teixeira para obtenção do certificado do mel

Numa ação parceiro na região da Serra do Teixeira, Sertão paraibano, famílias agricultoras com ação na apicultura vêm recebendo assessoramento e capacitações objetivando a certificação do mel na região.

A ação é assessorada por técnicos da Empaer, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária, foi tema no Domingo Rural e contou com 45 apicultores integrantes da Associação dos Criadores de Abelhas e Agricultores Familiares de Água Branca e Região e da Associação Comunitária de Apicultores de Princesa Isabel.

Conforme a assessoria da Empaer, atualmente a comercialização da produção é feita nos municípios da redondeza, mas a proposta é de que, com a certificação, possam exportar para outros estados e fornecer aos programas de compras governamentais.

A ação conta com participação de apicultores dos municípios de Água Branca, Juru, Maturéia, Tavares e Princesa Isabel que compartilharam informações repassadas pelo médico veterinário Erasmo Lucena, no povoado de Lagoinha, sobre a Certificação de Produtos de Origem Animal e Vegetal e finalizou com visita à Casa do Mel, na mesma localidade. “O gerente regional da Empaer em Princesa Isabel, Ronivaldo de Melo Freitas, afirmou que no ano passado a produção de mel comercializada pelos integrantes das duas associações chegou a sete toneladas.  Ele explicou que os sócios de ambas associações estão percebendo o avanço da atividade na região e manifestaram o desejo de obter a certificação. Vários extensionistas estão envolvidos neste projeto de estímulo à apicultura na Paraíba”, explica a assessoria do governo paraibano.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Secom

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top