Extensionista desenvolve capacitação em Santa Cecília sobre confecção de blocos multinutricionais

Aconteceu na última terça-feira(15/04), no sitio Massapê, município de Santa Cecília, na propriedade do agricultor familiar Lucivandro Gomes, um evento para confecção de blocos multinutricionais como suplemento alimentar do rebanho.

A informação é do extensionista do escritório local da Emater, engenheiro agrônomo Ailton Francisco dos Santos, explicando que foi uma promoção da Emater com participação de assessores estaduais, de 23 agricultores familiares quando foram confeccionados 15 blocos e distribuído material didático explicando os passos para confecção dos blocos.

Ele explicou que os blocos multinutricionais são uma mistura de melaço, ureia, minerais e um agente solidificante como constituintes básicos e qualquer outra matéria-prima disponível na região, tais como bagaço de cana, tortas de oleaginosas, folhas de leguminosas arbóreas, style=mso-spacerun: yes>  é um tipo de suplemento dirigido a suprir quantidades lentas e pequenas de nutrientes minerais críticos a nutrição de ruminantes. Na sua composição a principal fonte de proteína solúvel (NNP) é a uréia e de energia é o melaço, ambos são rapidamente digeridos no rúmen e devem estar presentes na composição.

Ailton explicou tratar-se de uma tecnologia desenvolvida pela EMEPA e que, enquanto política de governo, a empresa estadual de pesquisas distribuiu diversas máquinas para confecção dos blocos para associações, cooperativas e agricultores individuais já que são tecnologias apropriadas a agricultores familiares criadores de ruminantes que, juntamente com as máquinas, receberam capacitação sobre a confecção dos blocos em janeiro último em Soledade.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top