Famílias de Cabaceiras são contempladas com caprinovinocultura e recebem visita do MDA

Famílias de agricultores do município de Cabaceiras foram contempladas com um projeto de caprinovinocultura financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e FISP, Fundo de Investimento Sócio e Produtivo, com recebimento de cabras e ovelhas objetivando fazer com as famílias possam diversificar o modelo produtivo numa ação em parceria com o Projeto Dom Helder Camara e Coopagel.

As famílias são moradoras das comunidades Pelo Sinal e Poço Cumprido naquele município e já desenvolvem atividades agrícolas e a pecuária diversificada.

Stúdio Rural conversou com o agricultor José Batista do R. Barros, residente no Sítio Pelo Sinal, que disse ser uma iniciativa interessante e que desta forma está gostando do Programa governamental em torno da agricultura familiar. Ele disse que o segredo está no fato da organização das famílias através da associação de agricultores que, em parceria com as entidades, consegue recursos e ações em programas governamentais diversos.

O agricultor Jurandir de Almeida Pereira mora no Sítio Pelo Sinal e disse que gostou muito do programa da caprinovinocultura recebido por ele e outras famílias daquela comunidade. Ele disse que 18 famílias de agricultores optaram pelo Projeto FISP Produtivo, sendo dez famílias com cabras, com quatro cabras e dois reprodutores, e oito famílias contempladas com sete ovelhas para cada, acrescentando que o projeto é com recursos não reembolsáveis e que as entidades continuarão acompanhando as famílias contempladas.

Carlos José Pereira Duarte é articulador do Território do Cariri Oriental e presidente da ARPA(Associação Ribeirense dos Produtores de Alho) e disse que o projeto é uma das grandes conquistas dos agricultores daquele município que em parceria com a prefeitura local vem elaborando projetos e buscando conquistar recursos e ações que beneficiem os agricultores nas diversas comunidades. “Há muito tempo Cabaceiras já vive a ovinocaprinocultura, agora depois de 2003 pra cá tem fortalecido com os projetos do MDA, veio primeiro o caminhão, depois veio a usina de leite pra Cabaceiras onde estamos trabalhando essa parte aí e esse ano fortalecemos essa questão do Projeto Dom Helder Camara/FISP no qual os agricultores de Serra do Monte já receberam conforme você já anunciou no seu programa e aqui você está vendo hoje, foram entregues os animais aqui ás famílias do Sítio Pelo Sinal e Poço Cumprido”, comemora Duarte Pereira falando sobre outras ações conquistadas naquela região, exemplificando o programa de sementes que contemplou agricultores de todo o município e o projeto de moto-ensiladeira que foi entregue recentemente e que prestará serviço aos agricultores de todos os recantes do município.

Marenilson Batista da Silva é delegado federal do desenvolvimento agrário e em visita aquelas comunidades(foto), no último dia 13, falou sobre o empenho do MDA em atender as reivindicações das comunidades organizadas. “Mais um evento muito importante porque no semi-árido brasileiro que é o nosso querido Nordeste, as criações são extremamente importantes, ou seja, é a base do sistema produtivo e esse incentivo que o Governo Federal e Ministério do Desenvolvimento Agrário está dando através do Projeto FISP do Dom Helder Camara ele leva matrizes e reprodutores de caprinos ou ovinos para comunidades que possam ter acesso a animais e aumentar ou começar uma pequena criação”, argumenta Batista ao dialogar com Stúdio Rural durante sua estada nas comunidades cabaceirenses, momento em que falou sobre a importância das parceiras locais estarem atentas sobre as políticas públicas de governo existentes. “Eu digo sempre que é importante que a gente mele os pés de terra e vá conhecer bem de perto como é que vive o nosso povo e se essa política que nós estamos nos propondo, como é o caso do Pronaf, do Garantia Safra e de tantas outras políticas que o Ministério do Desenvolvimento Agrário está propondo como essa de levar criações, realmente está chegando e como é que está a satisfação desses agricultores, por isso nós fazemos questão de está presentes e está conversando com os agricultores para sentir a satisfação dele e se tiver alguma sugestão estamos abertos para absorver essas informações para que a gente cada dia mais possa fazer com que essas políticas melhorem a qualidade de vida de nosso povo”,comenta Marenilson Batista ao se reportar a sua visita naquelas comunidades.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top