Fruticultura da manga é destaque em Pilar e região de Santa Rita

O município de Pilar, no regional Itabaiana; e Santa Rita, regional João Pessoa, vêm fazendo um trabalho de destaque estímulo à produção de variedades de mangas como forma de fortalecer a agropecuária regional e atender mercados com a diversidade de alimentos produzidos na região.

Conforme o assessor técnico da Empaer escritório Pilar, João Ferreira Gonçalves Filho, a empresa em parceria com entidades locais vem fazendo um trabalho de fortalecimento da cultura com a inclusão de variedades já bem utilizadas em outras regiões brasileiras e que já fazem parte do bom paladar do público consumidor do mercado paraibano. “Pra isso a gente vai levando os agricultores para conhecer a atividade da manga em outros municípios de destaque, a gente leva o produtor pra ele se animar e ver que há um potencial muito bom para a agricultura familiar porque num hectare de manga, além dele segurar a mão de obra local, ele vai trazer um benefício já que a partir do terceiro ano ela começa a produzir e pode chegar a produzir em torno de 10 mil quilos podendo, dependendo da tecnologia, chegar a até 40 toneladas por hectares”, explica citando experiências na região de Petrolina em que já se atinge a produtividade de até 80 toneladas por hectare.

Gonçalves explicou que o município de Pilar vem intensificando as ações no processo de diversificação de culturas como milho verde, quiabo, retomada da cultura do algodão, abacaxi, ovos de galinha caipira, peixe, camarão, dentre outras culturas. “Nós temos em média 900 agricultores produzindo no município, agricultores que lidam só com a parte de pequenos animais, pequenas criações e agricultura; agora temos grandes produtores também de bovinos aqui no município, temos em média 5 mil animais aqui sendo criados entre animais de leite e de corte”, explica justifica.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top