
Gestão em Serraria unifica feiras como forma de manter rendas, oferecer produtos e combater Covid-19

A gestão pública municipal de Serraria, Brejo paraibano, encontrou como forma de convivência durante esse período de pandemia o processo de unificação das feiras no município em um dia exclusivo da semana.
Juliana Ferreira de Lima é coordenadora da Feira da Agricultura Familiar daquele município, presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional e componente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em contato com Stúdio Rural ela explicou que no início da pandemia houve ampla paralização das atividades da feira agroecológica e comércios locais, mas que no decorrer da pandemia as coisas foram se ajustando nas dinâmicas do novo moderno. “Foram momentos bem difíceis, no início da pandemia a gente precisou parar a feira que ficou mais de um mês parada porque não sabíamos como agir, pra que caminhos seguir, depois voltamos com a feira normalmente na quinta-feira seguindo as medidas de protocolo com álcool, pessoal com máscaras, luvas, toucas também e evitando a questão também de muita gente em cada stand de comercialização, contudo, a partir de maio, os casos foram aumentando no município e aqui tem duas feiras com dois dias de feira: o do domingo que é a feira convencional e a da quinta-feira que tem a feira dos agricultores”, explica acrescentando que a partir de maio, por força de decreto municipal, todas ficaram acontecendo aos sábados a exemplo do que está acontecendo nos municípios de Borborema, Solânea, Bananeiras e Arara.
Ação complementar para a agricultura familiar agroecológica do município é o processe de entrega em domicílio que tem feito com que as os pedidos aconteçam de forma previamente combinados. “A feira não parou, ela teve que se adequar a realidade da pandemia, a gente não sabe quando isso vai acabar, quando que a gente vai poder voltar àquela normalidade de fazer a feira separada, de poder realizar nossas atividades mas, na medida do possível, a gente está caminhando”, explica Juliana Lima. Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário