Governo paraibano capacita agentes do Garantia Safra

A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Estado, por intermédio da Coordenadoria do Pronaf/Garantia Safra, está realizando em todo o Estado, encontro de capacitação para os agentes operacionais do Programa Garantia Safra 2008/2009.

A informação foi repassada pela assessora da Sedap, Marcia Cristina Truta, justificando que, segundo o Coordenador do Pronaf/Garantia Safra na Paraíba, Antonio Carlos Ferreira de Melo(foto), nesta terça-feira (10) o encontro de trabalho acontece em Monteiro, no auditório do SEBRAE, envolvendo vários municípios. “Participarão do encontro, técnicos da Emater, presidentes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, membros dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Secretários municipais de Agricultura”, justifica Truta.

Ela esclareceu que o Programa Garantia-Safra é um seguro de renda para os agricultores familiares que vivem em municípios do Semi-Árido onde é registrada perda de pelo menos 50% da produção esperada, explicando que em 2008, cerca de 560 mil agricultores familiares desta região já aderiram ao Programa. “Além dos estados do Nordeste, o Garantia-Safra beneficia agricultores dos vales do Mucuri e do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais”, complementa.

O Garantia-Safra garante aos agricultores familiares um benefício no valor de R$ 550,00, pagos em cinco parcelas de R$ 110,00. Para participar do Garantia-Safra é preciso ser agricultor familiar do Semi-Árido, nos moldes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ter renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio e cultivar área não-irrigada entre 0,6 e 10 hectares das culturas cobertas pelo seguro: arroz, algodão, feijão, mandioca e milho.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top