Incra-PB afirma que movimentos sociais que lutam pela terra comemoram cinco anos sem assassinatos no Estado

Os movimentos sociais ligados à luta pela terra comemoram cinco anos sem nenhum assassinato no campo, no Estado da Paraíba. O dado faz parte do livro Conflitos no Campo-2007, lançado, na última terça-feira (22), pela CPT- Comissão Pastoral da Terra e o padre Ermínio Kanova, membro da coordenação nacional da entidade, aproveitou a presença dos trabalhadores que ocuparam a sede do Incra, em João Pessoa, para realizar o lançamento da publicação anual da CPT.

Segundo o assessor de comunicação do Incra no Estado, Jaimaci Martins, a publicação mostra que o número de conflitos em 2007 caiu em relação a 2006.A Paraíba registrou apenas 29 conflitos, sendo 12 ocupações,14 conflitos, surgimento de três acampamentos novos e duas ameaças de morte. “O livro mostra ainda que enquanto o número de conflitos caiu, as manifestações aumentaram”argumenta Jaimaci, acrescentando que no ano passado foram registradas 33 manifestações, que a cidade de João Pessoa teve o maior número com 14 ocorrências e o restante foi no Cariri e no Sertão, onde as várzeas de Sousa registraram o maior número.

Ao contatar com Stúdio Rural, o jornalista informou que o padre Ermínio disse que no Brasil, o número de mortes também caiu em 2007, relatando que foram 37 assassinatos em 2006, que em 2007 esse número caiu para 24 e em 2006, os crimes foram praticados em apenas oito estados, acrescentando que no ano passado, o número foi menor, mas a violência atingiu 14 estados, com os assassinatos. “O representante da CPT argumenta que, no país, o número da violência no campo caiu puxado pela diminuição dos casos no estado do Pará”, complementa.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top