Meteorologia pernambucana prever chuvas normais para este verão no Estado

O início do verão em Pernambuco pode apresentar chuvas dentro da normalidade histórica.

A informação é do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe/Itep), através de seu assessor de comunicação, Robério Coutinho, prevendo, também, idêntico prognóstico para os primeiros dois meses do próximo ano e situando que a média histórica para o trimestre é em torno de 202 milímetros (mm) naquele Estado. “Entretanto, segundo a coordenadora do Lamepe/Itep, Francis Lacerda, a distribuição dos índices pode apresentar variabilidade espacial e temporal no período”, explica Coutinho, acrescentando que para a coordenadora, isso significa que as chuvas podem ocorrer em áreas localizadas e concentradas em curtos intervalos de tempo.

Coutinho disse que as previsões ressaltam também, a possibilidade de ocorrência de chuvas intensas, intercaladas por períodos de estiagem, principalmente no Sertão que conta no semiárido pernambucano com média histórica das precipitações para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro em torno de 230 mm, já no Agreste, Zona da Mata e Litoral, registram-se volumes respectivamente de 120 mm, 195 e 263 mm.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top