Milhares de pessoas participam de Romaria da Terra na região de Itabaiana

Mais de seis mil pessoas participaram da 24ª Romaria da Terra, na noite do dia 20 para o dia 21 de outubro, com caminhada de 12 quilômetros, entre os municípios de Salgado de São Félix e Itabaiana, no Agreste da Paraíba.

Durante o evento, foram realizadas várias apresentações teatrais, por estudantes e agricultores, sobre a degradação do meio ambiente, sobretudo, em relação à depredação dos rios da Paraíba, que foram o tema da Romaria 2012, “A Natureza Clama por Justiça; os rios choram suas mortes”.

A informação é da assessoria do deputado Frei Anastácio(PT/PB), justificando que, segundo o parlamentar, só do rio Paraíba já foram retiradas, nos últimos 20 anos, mais de 700 milhões de toneladas de areia, por 30 empresas que exploram o leito do rio. “O deputado denuncia que as empresas exploram o rio Paraíba, de forma indiscriminada, numa área de 300 quilômetros, nos municípios de Salgado de São Félix, Mogeiro, Itabaiana, São José dos Ramos, Pilar, São Miguel de Taipu, Cruz do Espírito Santo e Santa Rita”.

Aquela assessoria informou que para a irmã Tânia, uma das coordenadoras da Comissão Pastoral da Terra (CPT), o objetivo da romaria foi alcançado já que a durante toda celebração foi mostrado que é preciso uma ação enérgica das autoridades e de cada cidadão para salvar os rios que estão pedindo socorro.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top