Mudança Climática diminui chuvas na Bacia do Pajeú pernambucano

O padrão de precipitação pluviométrica sobre a bacia do Rio Pajeú em Pernambuco está diminuindo.

A informação é do assessor de imprensa do Lamepe/Itep, Robério Coutinho, relatando que, segundo o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco, a alteração está associada à mudança global do clima e que para obtenção dos resultados foram utilizados dados de oito postos pluviométricos, no período de 40 anos (1965 a 2004), espalhados por toda a bacia hidrográfica e que também foi utilizado o RClimDex – software utilizado para o processamento e controle de qualidade dos dados. “O programa permite gerar índices de detecção de mudanças climáticas a nível local, facilitando e ampliando o trabalho do pesquisador”, explica.

Coutinho informou que em todas as oito localidades estudadas, os índices de precipitação total anual mostram mudanças e que de acordo com a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda, a taxa de queda do nível de chuvas anual, no período de 1965 a 2004, foi de 5,0 a 9,9 mm por ano. “Ela conta que o maior destaque foi para o município de Carnaíba, que apresentou um índice negativo de 9,9 mm. A menor taxa de redução da precipitação foi a cidade de Afogados da Ingazeira que ficou com 5,0 mm”, relata.

Ele informou ainda que a Bacia do Pajeú é a maior de Pernambuco, com uma área de 16.838,70 km², correspondendo a 17,02% da área do Estado e que sua área de drenagem envolve 28 municípios, dos quais 22 têm suas sedes inseridas na bacia e 19 estão totalmente inseridos.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top