Mulheres de município baiano agregam valor à produção, geram renda e empoderamento

Agricultoras familiares no município de Curaçá, Sertão da Bahia, estão trabalhando o processo de agregação de valor aos produtos da agricultura familiar como forma de gerar trabalho, renda e a afirmativa de identidade e empoderamento de gênero.

A ação faz parte do processo de mobilização do Irpaa entidades parceiras, via Associação de Mulheres em Ação da Fazenda Esfomeado (Amafe) que atua desde setembro de 2013 para estimular a participação feminina nos espaços comunitários e na geração da renda e a partir da construção de uma unidade de beneficiamento, a entidade reforçou a missão junto às famílias agricultoras.

Conforme aquela assessoria, com a unidade de beneficiamento, a Amafe consegue auxiliar as famílias agricultoras no escoamento da produção de biscoito, licores, geleia de frutas nativas da caatinga e dos quintais produtivos das famílias. “Os rótulos dos produtos beneficiados estampam o nome “Dona Odete”, que é uma mulher da comunidade de Esfomeado que serve de inspiração para as demais quando o assunto é participação ativa na sociedade, união e independência”, explica aquela assessoria acrescentando que para a presidenta da Amafe, Cristiane Ribeiro, o objetivo principal é o empoderamento da mulher, dar visibilidade, dar espaço de vez e de voz, trazer a mulher para as discussões sociopolíticas da comunidade.

O trabalho da associação, justifica aquela assessoria, já envolve diversos moradores das comunidades no território, seja na produção das matérias-primas ou no beneficiamento e comercialização sendo intenção dos coletivos aumentar o alcance das atividades com produtos que já podem ser encontrados em lojas ou feiras da agricultura familiar da região, inclusive no Armazém da Caatinga, loja da agricultura familiar inaugurada recentemente na orla de Juazeiro-BA.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top